Brasil tem oportunidade de trocar energia poluente por renovável

A questão é que essa troca se depara com algumas dificuldades, que o professor Goldemberg analisa em sua coluna “Energia”

 20/04/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 24/04/2017 as 14:56

Logo da Rádio USP

.
O Brasil é signatário do acordo de Paris e tem muitas termoelétricas cujos contratos vencem em 2020 e 2021. Para o professor José Goldemberg, apresenta-se aí uma excelente oportunidade para trocar energia poluente por energia renovável. Ele não acredita, porém, que isso seja muito fácil, uma vez que, para atingir tal objetivo, a maneira mais fácil seria expandir a construção de usinas hidrelétricas, opção que se depara com dificuldades de natureza ambiental. Outra solução seria expandir a produção de energia renovável por meio da força dos ventos (energia eólica).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.