Agenda 2030 precisa de um novo objetivo

A medida razoável do desempenho de um país teria de ser antes uma medida de consumo do que de produção, avalia José Eli da Veiga

 27/04/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 28/04/2017 as 11:41

Logo da Rádio USP

Em sua coluna anterior, o professor José Eli da Veiga, ao tratar da Agenda 2030,  lembrava não ser mais possível que as sociedades contemporâneas continuem a ter como seu principal e único objetivo abrangente o PIB (Produto Interno Bruto). Hoje, já se chegou a um consenso segundo o qual uma medida razoável do desempenho de um país teria de ser muito mais uma medida de consumo do que uma medida de produção. Isso enterra o PIB, e tal reflexão crítica já chegou a economistas de renome, ganhadores do Nobel. Eles propõem  um indicador baseado no consumo domiciliar, assim como alguma referência à desigualdade de renda existente entre os países.

Agenda 2030: Entre os objetivos globais está o de promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos – Foto: Kibae Park/ODS/UN

A verdade, porém, segundo Eli da Veiga, é que não se trata simplesmente de substituir o PIB por uma medida econômica, pois hoje existem  inúmeras avaliações de caráter social que vão muito além do desempenho econômico – avaliações subjetivas, como o grau de felicidade de uma nação, por exemplo, já são aceitas.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.