Pesquisa sobre produtos de higiene para a boca recruta voluntários

Podem participar homens e mulheres que tenham doença gengival; selecionados receberão tratamento e produtos gratuitamente

 30/01/2020 - Publicado há 4 anos

A disciplina de Periodontia da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, em São Paulo, está recrutando voluntários para um estudo sobre a eficácia de produtos de higiene oral no tratamento de doenças gengivais. São disponibilizadas 90 vagas.

Estão aptos a participar homens e mulheres com doença gengival (gengivas com sangramento ou vermelhidão e perda óssea) com idade entre 18 e 65 anos. É preciso ter boa saúde geral, mínimo de dez dentes e não ser fumante. Não podem participar mulheres grávidas ou que estejam amamentando, e pessoas que já estejam participando de outros estudos.

Por se tratar de um projeto de pesquisa, os interessados que se enquadrarem nesses pré-requisitos passarão por avaliação clínica para verificar se estão dentro dos critérios estabelecidos.

Após um mês, os selecionados passarão por tratamento com duração de aproximadamente 12 meses, com um mínimo de oito idas à Faculdade de Odontologia nesse período. A FO fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 2.227 – Cidade Universitária, em São Paulo-SP.

Os pacientes receberão, gratuitamente, tratamento da doença gengival e produtos de higiene oral. Interessados devem enviar informações – nome completo, data de nascimento, telefones de contato e lista de medicamentos que toma regularmente (caso tome) – para o e-mail uspgengiva@gmail.com.

O responsável pelo estudo é o professor Giuseppe Romito, do Departamento de Estomatologia. O projeto é aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, parecer número 3.179.915.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.