Arte sobre foto / YouTube Projeto Dente de Leite

Projeto musical ensina crianças a cuidarem dos dentes

As canções são disponibilizadas no YouTube e Facebook para alcançar pais, alunos, professores e profissionais de saúde

24/08/2020

A música tem efeitos positivos sobre a nossa mente, por isso é utilizada em várias áreas da saúde, tanto para tratamentos de ordem física quanto emocional. Na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, pesquisadores encontraram uma forma de utilizar melodia, harmonia e ritmo para promover a saúde bucal. Eles utilizam a música para orientar crianças sobre a importância da saúde bucal. Com melodias simples e baseadas em temas que remetem ao universo da criança e da odontologia, os profissionais querem despertar e prender a atenção desses pacientes, “eliminar o medo de dentista e, ainda, criar novos laços por meio de canções e vídeos”.

A ideia surgiu com o Projeto Dente de Leite, criado pela professora Alexandra  Mussolino de Queiroz e por Paôla Mira, aluna de pós-graduação em Odontopediatria da Forp. Paôla, que empresta a voz para as melodias, tem como maior motivação poder promover saúde por meio da música, da arte e, desse modo, “aproximar a criança à odontopediatria de uma forma lúdica, que pode servir de ferramenta para pais, professores, profissionais, alunos de graduação e serviços de saúde.”

As músicas do projeto, compostas por Alexandra e Paôla, são disponibilizadas gratuitamente no YouTube no canal Projeto Dente de Leite. Na plataforma já estão disponíveis as canções: Zé Furinho, Quantos dentes têm os bichinhos, Criança Consciente e Escovinha e Escovão. Alexandra conta que ainda serão gravadas outras quatro músicas. Porém, as gravações no estúdio “É tudo Cena Dela” com a participação dos especialistas em música infantil Ana Favaretto e Márcio Coelho, foram interrompidas pela pandemia da covid-19, que pede o distanciamento social.

Zé Furinho, a música mais acessada do projeto, contou com a participação de alunos do 2° ano da Escola Sathya Sai de Ribeirão Preto, que fica no Jardim Florestan Fernandes. O trabalho com as crianças foi mediado pelo maestro Sérgio Alberto Oliveira, do Coral da USP Ribeirão Preto.

CD do Projeto Dente de Leite e os especilistas em música infantil
Márcio Coelho e Ana Favaretto – Foto: Divulgação/Forp

Com as canções já gravadas, o projeto tem um CD musical. E, com a volta das gravações, as pesquisadoras pretendem criar um único disco com todas as músicas para ser distribuído para as Secretarias de Saúde do Estado de São Paulo, “para que possa ser utilizado como ferramenta em estratégias de promoção de saúde”, explica Paôla. 

Agora, na pandemia, estão sendo sorteados CDs do projeto em eventos on-line realizados pela Liga de Odontopediatria da Forp, no Instagram @laopforpusp. Além do YouTube, o projeto também tem público no Facebook Projeto Dente de Leite e recebe retorno de pais, alunos, odontopediatras e professores da área, diz Alexandra.

Paôla Mira, pós-graduanda em Odontopediatria, e a professora Alexandra Mussolino de Queiroz, ambas da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – Foto: Divulgação/Forp

Sobre o Projeto Dente de Leite 

A ideia de criar canções educativas sobre promoção de saúde bucal para crianças teve início em 2019, com sua aprovação no quarto Edital de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, em parceria com a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp) e com o Banco Santander. O projeto surge como uma vertente do Boletim Dente de Leite, apresentado no podcast Momento Odontologia, da Rádio USP, para levar informações sobre a odontopediatria à sociedade. 

Cuidar da saúde bucal de crianças e adolescentes é a especialidade do odontopediatra, profissional da odontologia que também orienta os pais sobre os cuidados necessários para prevenir possíveis problemas dentários dos filhos e como fazer a higienização bucal correta. “Uma maneira simples de levar todas essas orientações é por meio da música”, conclui a professora Alexandra.