USP voltará a contratar professores em 2017

Admissões serão feitas de forma escalonada durante os anos de 2017 e 2018, priorizando graduação e pesquisa

Por - Editorias: Universidade
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn16Print this pageEmail
20160704_Reitoria
A reunião, que contou com a presença de 80 dirigentes, foi conduzida pelo vice-reitor Vahan Agopyan (à esq.) e o reitor Marco Antonio Zago – Foto: Ernani Coimbra

A USP retomará as admissões de professores doutores que estavam suspensas desde fevereiro de 2014, priorizando as demandas mais urgentes nos cursos de graduação e o desenvolvimento de pesquisas. O anúncio foi feito pelo reitor Marco Antonio Zago em reunião com dirigentes, no dia 28 de junho.

“A suspensão das contratações foi uma necessidade. Caso contrário, hoje não teríamos condições de pagar os salários dos servidores em dia. Felizmente, tomamos medidas preventivas para evitar que isso ocorresse”, destacou o reitor. Zago explicou que as admissões terão início a partir de janeiro de 2017 e serão feitas de forma escalonada durante os anos de 2017 e 2018. Serão utilizadas duas abordagens para a concessão das vagas.

A primeira delas priorizará as necessidades mais urgentes de ensino dos cursos de graduação. Até o fim de agosto, os diretores deverão encaminhar para a Reitoria uma listagem com a solicitação para admissão de novos professores doutores. Nessa listagem, deverá constar, em ordem de prioridade, para qual departamento e para qual atividade de ensino os cargos serão direcionados.

A segunda abordagem privilegiará a pesquisa. Os departamentos que receberem bolsistas do Programa Jovem Pesquisador, desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no período de maio de 2016 a janeiro de 2018, poderão pleitear uma vaga para concurso. A previsão é que sejam concedidas 65 vagas, das quais 25 serão reservadas para departamentos que já estão com pesquisas em andamento.

Também deverão ser concedidas vagas, a partir de janeiro de 2017, para admissão de docente no departamento do coordenador de cada um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fapesp ligados à USP, atendendo ao compromisso assumido pela Reitoria quando da assinatura das propostas para esse programa.

Cerca de 80 dirigentes da administração central, unidades, institutos especializados e museus estavam presentes no encontro. Essa foi a décima edição da reunião, que tem sido promovida pela Reitoria com os dirigentes desde 2014.

Com informações da Assessoria de Imprensa da USP

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn16Print this pageEmail

Textos relacionados