USP terá palestra sobre hidrogeologia de minas subterrâneas

Evento será no dia 17 de abril, no Instituto de Geociências, no campus Cidade Universitária, em São Paulo

11/04/2018 - Publicado há 6 anos
Foto: Angela via Pixabay – CC

.
No dia 17 de abril, o Instituto de Geociências (IGc) da USP, em São Paulo, realiza a palestra Hidrogeologia de Minas Subterrâneas: Resultados de pesquisas e oportunidades, com o professor Alain Rouleau, da Universidade de Quebec, no Canadá.

A palestra vai discutir a hidrogeologia em áreas de mineração em rochas cristalinas fraturadas, incluindo o rebaixamento de nível de água e a sua drenança, com atenção à pesquisa científica e as novas oportunidades que tais técnicas têm trazido para melhorar a eficiência e a redução de impactos ambientais da atividade mineral.

O evento é promovido pelo Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas (Cepas) do IGc, com apoio da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas), Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiente (ABGE) e Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental (Aesas).

A palestra será às 14 horas, no Auditório 5 do IGc, na Rua do Lago, 562, campus Cidade Universitária, em São Paulo. A  entrada é gratuita, com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail cepas@usp.br, enviando nome, empresa ou local que estuda e celular.

Rouleau é Professor Emérito do Departamento de Ciências Aplicadas e pesquisador do Centro de Estudos de Recursos Minerais da Universidade de Quebec. Ele é um engenheiro geólogo de formação, com mestrado em Geologia Estrutural (Universidade de Laval, Canadá) e doutorado em Hidrogeologia (Universidade de Waterloo, Canadá).

Mais informações:  (11) 3091-4146

.