USP Talks: o que faz do futebol um esporte tão especial?

Em meio à Copa do Mundo, na Rússia, evento em São Paulo discute a paixão pelo futebol; encontro será dia 19 de junho

Por - Editorias: Universidade
  •

Na próxima terça-feira, 19 de junho, a vigésima edição do programa USP Talks discute Futebol: Esporte, Cultura e PaixãoO que esse esporte tem de tão especial que faz dele esse fenômeno mundial? Como se forma um craque e uma equipe campeã? Essas são algumas das questões que serão abordadas no encontro.

Com duas apresentações de 15 minutos, mais meia hora de debate com o público, a proposta é conversar sobre o esporte considerado por muitos uma expressão da cultura brasileira.

Mauricio Murad – Foto: Divulgação / USP Talks

O evento conta com a presença de Mauricio Murad, professor e pesquisador em Sociologia dos Esportes, com ênfase em cultura, sociedade, futebol e violência, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O outro convidado é o educador físico Varley da Costa, coordenador do Laboratório de Psicologia do Esporte da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), antigo técnico de futebol e que também ministra cursos sobre psicologia do esporte e formação de profissionais para o futebol.

Varley da Costa – Foto: Divulgação / USP Talks

O evento é gratuito e aberto ao público. A entrada é livre e por ordem de chegada até a lotação do Auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp), localizado na Av. Paulista, n° 1.578, das 18h30 às 19h30.

Os ingressos serão disponibilizados na bilheteria do museu a partir das 16h30. Para quem não puder comparecer, haverá transmissão ao vivo pela página do USP Talks no Facebook.

O evento é realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e pelo Estadão. O USP Talks é uma iniciativa que tem como objetivo promover um debate qualificado com a sociedade sobre temas importantes do noticiário nacional.