USP recebe alunos de universidade japonesa para estudar agricultura

Além de assistir a aulas na Esalq, os alunos visitarão laboratórios e conhecerão locais turísticos da cidade

30/08/2016 - Publicado há 8 anos
20160830_Japan_Project
Alunos e docente da Tokyo University of Agriculture participam do Re-Inventing Japan Project | Foto: Gerhard Waller

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, recebe nesta semana estudantes de intercâmbio da Universidade de Agricultura de Tokyo, no Japão. Os estudantes vêm para estágios com duração entre duas semanas e um ano. A parceria entre as universidades é resultado do projeto Reinventando o Japão, do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do governo japonês.

O programa Desenvolvimento de líderes nas áreas de Alimentação, Agricultura e Meio Ambiente na América Latina, que é parte do projeto, tem o objetivo de treinar pessoas para as condições da América Latina e ajudá-las a encontrar trabalho em empresas japonesas que lidam com a produção agrícola sustentável.

Os alunos estrangeiros terão contato com currículo de aulas relacionado à agricultura tropical, e conhecerão aspectos da cultura brasileira. “A agricultura brasileira é uma referência mundial, e por isso eles vêm para cá, especificamente para a Esalq, também referência nas ciências agrárias. Eles nos procuram para conhecer culturas tradicionais”, afirma o presidente da Comissão de Atividades Internacionais da escola, Thiago Romanelli.

O projeto é uma parceria entre a Universidade de Tokyo e quatro universidades no Brasil, Peru e México (Universidad Autónoma Chapingo, Universidade Federal Rural da Amazônia, Universidad Nacional Agraria La Molina e USP) e tem duração de três anos. Na Esalq, a coordenação é do professor do Departamento de Entomologia, Celso Omoto.

Com informações da Divisão de Comunicação da Esalq

Mais informações: site http://tenkai.nodai.ac.jp/pt/index.html