USP participa de iniciativa mundial que busca no design soluções para ajudar na quarentena

Pesquisa inicial quer entender como os hábitos estão se alterando em meio à pandemia; para ajudar o projeto basta responder a um questionário até o dia 1º de maio

 29/04/2020 - Publicado há 4 anos
Por
Equipe de design da FAU-USP vai propor soluções em design para melhorar a vida das pessoas em isolamento – Foto: Divulgação/Design for Emergency

.
O grupo de pesquisa
Design em Ação, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, está participando da iniciativa Design for Emergency que pretende ajudar a população a enfrentar a pandemia do novo coronavírus através do design. Realizado em parceria com o Center for Design, da Northeastern University, dos Estados Unidos, a primeira parte do estudo consiste em um questionário on-line para a elaboração das propostas.

A pesquisa pretende entender como os hábitos estão se alterando em meio à quarentena e quais têm sido os medos e esperanças das pessoas. Com essas informações, o estudo espera projetar ações voltadas a conectar, entreter e apoiar as pessoas em isolamento social, criando soluções criativas de design para atender às necessidades. O Design for Emergency colhe respostas até o dia 1º de maio.

Para contribuir, estão aptas pessoas maiores de 18 anos que residem em cidades que adotaram o isolamento social. O tempo estimado do questionário é de 10 minutos. As questões giram em torno das experiências pessoais, como os sentimentos de cada um em meio à quarentena.

.

Projeto da Itália propõe plataforma virtual com currículo por vídeo: objetivo é melhorar a vida das pessoas em isolamento – Foto: Divulgação/Design for Emergency

.
A iniciativa também está sendo realizada na Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França e Itália. Os resultados serão divulgados através do site e algumas ideias podem ser conferidas aqui.

 

Saiba mais

Vídeo explicativo do projeto: https://www.youtube.com/watch?v=6nQbG-V582M
Site oficial: www.designforemergency.com/ptbr
Facebook: www.facebook.com/designforemergency

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.