USP oferece encontros on-line e gratuitos sobre a prática de mindfulness

Prática ocorrerá três vezes ao mês até dezembro; inscrições devem ser feitas em formulário pela internet

Encontros ocorrerão três vezes ao mês – Foto: nensuria / Freepik

.
Conseguir focar total atenção em algo, e assim viver o momento presente. De maneira geral, esta é a definição da prática de mindfulness, tipo de meditação na qual apenas o próprio corpo é utilizado. Uma ação promovida pelo Centro de Mindfulness e Terapias Integrativas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, que realizará encontros on-line, gratuitos e abertos ao público geral sobre a prática.

Trata-se do evento Florescendo a consciência – Estratégias de Mindfulness no Contexto Pandêmico, que conta com o apoio do estúdio Mindful Space, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Os encontros se iniciarão no dia 31 de outubro e irão até o mês de dezembro. 

A prática será conduzida por meio do canal no YouTube Mindful Space e Centro de Mindfulness EERP USP, três vezes ao mês, por instrutores certificados pelo Mindfulness Trainings International (MTi), membros e pesquisadores do Centro de Mindfulness da EERP-USP. Cada encontro oferecerá duas horas de imersão nas práticas de mindfulness, com prévia introdução e orientações. 

Para participar é preciso se inscrever no formulário on-line e fornecer informações como “qual sua principal motivação para participar deste evento?”, além de dados como nome, CPF e outras informações de contato. Mais informações podem ser encontradas na página do Facebook

Sobre o Centro de Mindfulness e Terapias Integrativas 

O Centro de Mindfulness e Terapias Integrativas da EERP-USP, idealizado pela professora Edilaine C. Silva Gherardi Donato, foi criado em 2016 por professores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP (EERP-USP), juntamente com um grupo de profissionais e alunos de pós-graduação envolvidos com o tema de mindfulness. Alicerçado na articulação de atividades de pesquisa, ensino e extensão, o centro tem por objetivo promover e divulgar intervenções baseadas em mindfulness e terapias integrativas aplicadas à saúde para as comunidades universitária e de serviços de saúde, bem como instituições e comunidades externas à Universidade, por meio de palestras, eventos, cursos, disciplinas, desenvolvimento e apoio à pesquisa, páginas virtuais, redes sociais e atividades práticas.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.