USP iFriends recebe inscrições em nova edição do programa de intercambistas

O programa de integração que ocorrerá no primeiro semestre de 2024 é gratuito e recebe inscrições até o dia 22 de março

07/03/2024 - Publicado há 2 meses
Alunos intercambistas conhecendo a USP – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

.
USP iFriends é um programa de integração entre alunos de graduação e pós-graduação da USP e alunos internacionais, que podem iniciar o semestre acadêmico aprendendo sobre outras culturas e praticando idiomas. A 20ª edição está com inscrições abertas e o prazo vai até o dia  22 de março, em dois formatos: o Amigo USP (receberá um aluno internacional), com inscrições no Sistema Júpiter para estudantes de graduação e no Sistema Janus para alunos de pós-graduação, ambos no campo USP iFriends; e o Aluno Internacional (será recebido por um amigo USP), com inscrição na área pública do Sistema Mundus, em USP iFriends. Confira mais detalhes no Guia iFriends 2023 em português e em inglês.

Desde 2011, o programa é promovido, semestralmente, pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), que realiza a recepção voluntária de estudantes internacionais por alunos USP, havendo uma troca entre cursos e culturas, além de incentivar a prática de idiomas, a formação de novas amizades e o auxílio na chegada dos alunos internacionais. O aluno USP participa como voluntário e seleciona um aluno internacional, auxiliando em sua chegada e estadia no Brasil; e o aluno internacional (estudante intercambista ou matriculado em curso regular na USP) se inscreve para receber apoio tanto em sua chegada como em sua adaptação ao País e à Universidade.

A iniciativa também é uma oportunidade para viver a cidade com um novo olhar, conhecendo ou revisitando locais históricos, pontos turísticos, centros culturais e pratos típicos. Além disso, o aluno tem a chance de ter uma rica troca de experiências, relevante tanto para seu crescimento pessoal quanto profissional.

Como funciona

Ao preencher um pequeno cadastro com seu perfil, o aluno da USP tem acesso à lista de alunos internacionais participantes do programa. Basta selecionar até três perfis de alunos internacionais e adicioná-los como amigos. Após a seleção, um e-mail automático é enviado ao aluno internacional com as informações de seu novo amigo USP e as informações de contato do aluno internacional estarão disponíveis ao amigo USP, que já pode iniciar uma conversa.

Para os alunos internacionais, após preencherem um pequeno cadastro, terão o perfil disponível para seleção do amigo USP participante do programa. Depois de selecionar um perfil, um e-mail automático é enviado ao aluno internacional com as informações de seu novo amigo USP e o novo amigo tem acesso às informações de contato do estudante internacional para iniciar uma conversa.

Para saber mais sobre o programa, acesse este link.