Programa USP iFriends inscreve alunos da USP e estrangeiros para intercâmbio

Alunos de graduação e pós-graduação podem se inscrever tanto como amigos USP quanto como amigos estrangeiros; inscrições vão até 18 de agosto

20/06/2023 - Publicado há 11 meses
Programa USP iFriends é voltado à integração entre alunos da USP e intercambistas – Foto: Freepik

.
Estão abertas as inscrições para o segundo semestre de 2023 do USP iFriends, programa de integração entre alunos da USP e intercambistas. Uma ótima opção para quem deseja começar o ano aprendendo sobre outras culturas e praticando idiomas. A novidade é que agora os alunos do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) podem se inscrever tanto como amigo USP quanto como amigos estrangeiros no programa USP iFriends.

Os interessados devem se increver até o dia 18 de agosto, em duas modalidades. O amigo USP deverá realizar a inscrição no Sistema Júpiter (para estudantes de graduação), e no Sistema Janus (para estudantes de pós-graduação), ambos no campo USP iFriends. E o aluno internacional (será recebido por um amigo USP) deverá realizar a inscrição na área pública do Sistema Mundus, em USP iFriends.

Ao preencher um pequeno cadastro com seu perfil, os alunos da USP têm acesso à lista de intercambistas participantes do programa. Basta selecionar até três perfis de alunos de intercâmbio e adicioná-los como amigos. Após a seleção, um e-mail automático é enviado ao estudante estrangeiro com as informações de seu novo USP iFriend e as informações de contato do intercambista estarão disponíveis ao aluno USP, que já pode iniciar uma conversa.

Para os estudantes estrangeiros, após preencherem um pequeno cadastro, terão o perfil disponível para seleção do aluno da USP participante do programa. Depois de selecionar um perfil, um e-mail automático é enviado ao intercambista com as informações de seu novo USP iFriend e o novo amigo tem acesso às informações de contato do estudante estrangeiro para também iniciar uma conversa.

Recepção voluntária

Desde 2011, o programa, promovido pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), realiza a recepção voluntária de intercambistas estrangeiros por alunos USP, havendo uma troca entre cursos e culturas, além de incentivar a prática de idiomas, a formação de novas amizades e o auxílio na chegada dos alunos internacionais.

A iniciativa também é uma oportunidade para viver a cidade com um novo olhar, conhecendo, ou revisitando locais históricos, pontos turísticos, centros culturais e pratos típicos. Além disso, o aluno tem a chance de ter uma rica troca de experiências, relevante tanto para seu crescimento pessoal quanto profissional. Depois de edições virtuais e híbridas, o programa volta com sua edição presencial.

Acesse o Guia iFriends (em português e em inglês) para detalhes de como participar do programa e tirar suas dúvidas gerais.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis neste link