USP iFriends recebe inscrições de alunos USP e intercambistas

O programa de integração é gratuito e já está em sua 20ª edição; o prazo para se inscrever vai até 22 de março de 2024

18/12/2023 - Publicado há 5 meses
Programa USP iFriends é voltado à integração entre alunos da USP e intercambistas para troca de experiências entre idiomas e culturas – Foto: Freepik

USP iFriends é um programa de integração entre alunos de graduação e pós-graduação da USP e alunos internacionais. A 20ª edição, que ocorrerá no primeiro semestre de 2024, já está com inscrições abertas. O prazo vai até  22 de março de 2024, em dois formatos: o Amigo USP (receberá um aluno internacional), cuja inscrição é no Sistema Júpiter para estudantes de graduação e no Sistema Janus para alunos de pós-graduação, ambos no campo USP iFriends; e o Aluno Internacional (será recebido por um amigo USP), cuja inscrição é na área pública do Sistema Mundus, em USP iFriends. Confira mais detalhes no Guia iFriends 2023 em português e em inglês.

Desde 2011, o programa é promovido, semestralmente, pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), que realiza a recepção voluntária de estudantes internacionais por alunos USP, havendo uma troca entre cursos e culturas, além de incentivar a prática de idiomas, a formação de novas amizades e o auxílio na chegada dos alunos internacionais. O aluno USP participa como voluntário e seleciona um aluno internacional, auxiliando em sua chegada e estadia no Brasil; e o aluno internacional (estudante intercambista ou matriculado em curso regular na USP) se inscreve para receber apoio tanto em sua chegada como em sua adaptação ao País e à Universidade.

A iniciativa também é uma oportunidade para viver a cidade com um novo olhar, conhecendo ou revisitando locais históricos, pontos turísticos, centros culturais e pratos típicos. Além disso, o aluno tem a chance de ter uma rica troca de experiências, relevante tanto para seu crescimento pessoal quanto profissional.

Como funciona

Ao preencher um pequeno cadastro com seu perfil, os alunos da USP têm acesso à lista de alunos internacionais participantes do programa. Basta selecionar até três perfis de alunos internacionais e adicioná-los como amigos. Após a seleção, um e-mail automático é enviado ao aluno internacional com as informações de seu novo amigo USP e as informações de contato do aluno internacional estarão disponíveis ao amigo USP, que já pode iniciar uma conversa.

Para os alunos internacionais, após preencherem um pequeno cadastro, terão o perfil disponível para seleção do amigo USP participante do programa. Depois de selecionar um perfil, um e-mail automático é enviado ao aluno internacional com as informações de seu novo amigo USP e o novo amigo tem acesso às informações de contato do estudante internacional para iniciar uma conversa.

Para saber mais sobre o programa, acesse este link https://internationaloffice.usp.br/index.php/usp-ifriends/