USP busca estudantes de todo o Brasil para serem embaixadores de Saúde Planetária

Programa Embaixadores de Saúde Planetária abre processo seletivo para 2021 – Imagem: Freepik

.

A Era do Antropoceno é a atual época pela qual o mundo passa, marcada por mudanças causadas pela ação humana e efeitos dela. Segundo especialistas, os impactos dessas ações podem ser irreversíveis para o planeta e incluem, por exemplo, o aumento da poluição, do desmatamento, além do extermínio de espécies. Temas como estes são estudados pelo Grupo de Pesquisa em Saúde Planetária (GSP) do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em São Paulo, que lançou um programa de embaixadores para estudantes de todas as universidades brasileiras.

Trata-se do Programa de Embaixadores de Saúde Planetária 2021, que tem como objetivo a criação de uma rede de estudantes para desenvolvimento de atividades para disseminação dos conceitos de Saúde Planetária em suas universidades. Podem participar alunos de graduação e pós-graduação de qualquer universidade do país, de todas as disciplinas e áreas do conhecimento que abordem temas relacionados à saúde do planeta.

Os selecionados receberão mentoria de pesquisadores do Grupo para auxiliar o desenvolvimento profissional na área, e também serão empoderados a realizar colaborações em sua localidade entre várias iniciativas, como a ligação de redes e iniciativas voltadas para a saúde humana e o meio ambiente, além de oportunidades para participar de eventos nacionais de Saúde Planetária.

Entre os afazeres dos embaixadores, há organização de seminários, workshops, campanhas educacionais, oficinas, formação de grupos e promoção de campanhas. Ao fim do programa, os estudantes receberão um certificado de participação.

As inscrições vão até 16 de janeiro e devem ser feitas on-line, pelo formulário de inscrição. Nele, o estudante deve preencher a carta de motivação e explicitar um plano de trabalho. A divulgação dos estudantes selecionados será feita no dia 29 de janeiro.

Outras informações sobre o programa podem ser conferidas no edital.

Programa | Embaixadores de Saúde Planetária 2021
Inscrições | Até 16 de janeiro de 2021
Homologação das inscrições | 19 de janeiro
Prazo de recurso das inscrições indeferidas  | Até 21 de janeiro
Inscrições Homologadas | 22 de janeiro
Divulgação dos selecionados | 29 de janeiro
Duração do Programa | 1º de fevereiro a 31 de dezembro
Emissão de certificado | 30 de dezembro