Simpósio discute os desafios ambientais da era do Antropoceno para o futuro

Edição deste ano do Simpósio Científico dos Pós-Graduandos no Cena acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro na USP Piracicaba; inscrições são limitadas

04/08/2023 - Publicado há 9 meses
Edição de 2016 do Simpósio Científico dos Pós-Graduandos no Cena – Foto: Divulgação/APG Cena USP

A 14ª edição do
Simpósio Científico dos Pós-Graduandos no Cena convida estudantes, pesquisadores e profissionais de todas as áreas de atuação e instituições do País para discutir o tema Antropoceno: Desafios e Soluções para um Futuro Sustentável na busca por um futuro mais equilibrado e saudável para o planeta e as próximas gerações. O evento é realizado pela Associação dos Pós-Graduandos (APG), do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP, e este ano ocorre entre os dias 21 e 22 setembro, das 8h às 18h, no Anfiteatro Dr. Admar Cervellini do Cena, em Piracicaba. As inscrições são pagas, divididas em três lotes, e limitadas a 100 vagas

O simpósio reúne palestras, apresentações e sessões de pôsteres que abordarão vários aspectos da pesquisa científica, ética e desenvolvimento profissional para que os participantes compartilhem seus estudos, resultados e reflexões entre si, promovendo o aperfeiçoamento de habilidades e a capacitação acadêmica. O evento também discutirá as possibilidades de atuação dos pós-graduandos após a conclusão de seus estudos, como na área corporativa, na docência em instituições de ensino superior e no empreendedorismo.

A programação conta com a participação de nomes como Nicolás Stríkis, professor do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Instituto de Geociências (IGc) da USP, na abertura, dia 21, das 08h30 às 09h30, e Thelma Krug, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) e ex-vice presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), no dia 22, das 13h30 às 14h30. Confira a programação na íntegra aqui e pelo Instagram (@apgcena).

Pesquisadores podem inscrever seus trabalhos no evento até dia 10 de agosto através deste formulário, anexando o resumo redigido neste modelo. Serão aceitas pesquisas das áreas de Ciências Humanas, Biologia na Agricultura e no Ambiente, Física na Agricultura e no Ambiente e Química na Agricultura e no Ambiente. Já para o público as inscrições devem ser feitas neste link; os valores variam de R$ 80,00 a R$ 150,00, de acordo com as categorias de alunos de graduação, pós-graduação e profissionais, até 20 de agosto; depois os valores aumentam, e o prazo final vai até 21 de setembro. Mais informações pelo e-mail apg@cena.usp.br.

14ª edição do Simpósio Científico dos Pós-Graduandos no Cena
Período: 21 e 22 setembro, das 8h às 18h
Local: Anfiteatro Dr. Admar Cervellini do Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Av. Centenário, 303, Piracicaba, São Paulo
Entrada: 100 vagas