Semana de Biblioteconomia na USP aborda formação e prática do bibliotecário

Semana de eventos na Escola de Comunicações e Artes da USP será realizada de 2 a 6 de outubro, reunindo mesas, palestras, visitas técnicas e feira de livros

 28/09/2023 - Publicado há 8 meses
Semana de eventos é aberta ao público e trata de questões de biblioteconomia e ciência da informação – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
Evento anual da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, a 16ª edição da Semana de Biblioteconomia
 ocorrerá de 2 a 6 de outubro, a partir das 8h, com entrada gratuita. Idealizada e organizada por estudantes do curso de Biblioteconomia, com o objetivo de fomentar a análise crítica acerca da formação e prática do bibliotecário, além de evidenciar a multiplicidade de vertentes de atuação profissional e sua interdisciplinaridade com diversas áreas do conhecimento. Aberto ao público em geral e gratuito, o evento vai reunir mesas de conversa, palestras, oficinas, visitas técnicas e feira de livros, entre outras atividades. Inscrições neste link. 

Realizado anualmente, este evento propicia debates e reflexões sobre as perspectivas e desafios da profissão, proporcionando, assim, um ambiente para o compartilhamento de conhecimentos e experiências que fortalece as conexões entre a academia e a prática profissional na área biblioteconômica. Dessa forma, o evento tem como meta reunir a comunidade bibliotecária paulista, fortalecendo as conexões entre a academia e a prática profissional, por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências. 

Outro aspecto relevante é a divulgação do curso de Biblioteconomia na ECA e na Universidade como um todo, com o intuito de promover a consolidação e resistência da área. Assim, o público-alvo abrange tanto acadêmicos quanto profissionais e interessados nestes campos de estudo e atuação. Além disso, é importante ressaltar que o evento é aberto ao público em geral, com especial ênfase na intenção de informar a comunidade sobre a existência e importância do campo da Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Programação

Na abertura, serão discutidas As novas linhas de frente dos bibliotecários e na sequência acontece a palestra Biblioteconomia negra e antirracista. Ainda estão programadas palestras sobre temas como O estereótipo do bibliotecário na cultura pop japonesa: uma análise da obra Library War e do videogame Kakureza Library; Nos Rastros da mediação: análise curricular dos cursos de Biblioteconomia e Pedagogia; Nas rimas do rap brasileiro: proposta experimental de descrição do álbum musical AmarElo; Biblioteca pública e democracia cultural, elementos para a construção de uma abordagem crítica; Experiências práticas com Inteligência Artificial

Ainda na programação, estão incluídas atividades, no dia 5 de outubro, que vão mostrar novas ferramentas, como Folio: a nova plataforma de serviços de biblioteca criada para a inovação. O Folio é uma LSP (Plataforma de Serviços de Biblioteca) que fornece uma colaboração da comunidade de bibliotecas, fornecedores e desenvolvedores, que se reúnem para construir uma plataforma de serviços de biblioteca de código aberto, permitindo a qualquer pessoa construir sobre sua funcionalidade principal ou ampliar a plataforma através do desenvolvimento de aplicativos que oferecem novos serviços (das 18h30 às 20h). E Desvendando Linked Data e Bibframe: uma nova era para catalogação e visibilidade das bibliotecas, das 20h30 às 22h . Há também a Feira do Livro (dias 3, 4 e 5 de outubro, das 10h às 20h) e visitas técnicas aos acervos da Cinemateca (dia 3 de outubro, das 14h30 às 16h) e acervo da Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP (dia 6 de outubro, das 14h30 às 16h). 

 16ª edição da Semana de Biblioteconomia
De 2 a 6 de outubro, a partir das 8h, em vários espaços da ECA/USP (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo).
Gratuita, programação completa aquiAs inscrições devem ser feitas através do site Even3. Acompanhe também pelo Instagram.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.