Semana dos Alimentos na USP leva informações científicas do setor para moradores de Piracicaba

Evento, aberto ao público em geral e gratuito, ocorrerá de 7 a 11 de outubro, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP e no Mercado Municipal em Piracicaba

02/10/2023 - Publicado há 7 meses
Mercado Municipal de Piracicaba terá atividades da Semana de Ciências dos Alimentos da Esalq – Foto: Facebook/Mercado Municipal de Piracicaba

.
A Semana de Ciências dos Alimentos (Secal) acontecerá de 7 a 11 de outubro na USP em Piracicaba, com o objetivo de debater as inovações tecnológicas, científicas e mercadológicas, além de promover a interação dos alunos do curso de Ciências dos Alimentos com profissionais da área. O evento é organizado pelo Centro Acadêmico de Ciências dos Alimentos (Cacal), com apoio dos docentes do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP e vai reunir palestras, dinâmicas e cursos. O evento é aberto ao público em geral e gratuito, com emissão de certificados aos participantes.

A programação tem início no sábado, dia 7 de outubro, com a realização da Feira de Ciências dos Alimentos, das 9h às 13h, no Mercado Municipal de Piracicaba. Nos estandes montados em frente ao mercado, o público obterá informações sobre alimentos funcionais e o que é segurança dos alimentos, além de conhecer a maneira correta de armazenar alimentos. A coordenação é dos professores Aline Silva Mello Cesar, Danielle Fernanda Maffei e Ricardo Kluge.

Haverá ainda palestras. Na segunda-feira, dia 9 de outubro, acontecerá uma apresentação sobre atualização do curso, disciplinas, requisitos e obrigações para a conclusão da graduação em Ciências dos Alimentos. Na terça-feira, 10 de outubro, ocorrerá a palestra Mel: um dos produtos valiosos das abelhas, com a pós-doutoranda Denise de Araújo Alves. E na quarta-feira, 11 de outubro, acontecerá o Fórum interno de Ciências dos Alimentos (Fica), incluindo a troca da gestão do centro acadêmico, uma oportunidade para os participantes conversarem sobre o curso, fazerem críticas ou sugestões e aderirem à nova gestão do centro acadêmico. As atividades acontecerão no Anfiteatro Prof. Urgel de Almeida Lima do LAN.  Informações pelo telefone (19) 3429-4131.

Simpósio dos alimentos

A Esalq vai sediar nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, o I Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos na Esalq (Sictal), reunindo palestras nacionais e internacionais, oficinas e minicursos. O objetivo é promover a interação e compartilhamento de conhecimentos entre pesquisadores e profissionais da área da ciência e tecnologia de alimentos, além de debater as inovações científicas para o avanço da pesquisa. O prazo de submissão de trabalhos de alunos de graduação e de pós-graduação, que serão apresentados em formato de pôster e sessões orais, vai até 20 de outubro. As inscrições para o evento também já estão abertas e podem ser feitas até 15 de novembro. Inscrições e mais informações neste link.

*Com informações de Alicia Nascimento Aguiar, da Divisão de Comunicação da Esalq