Quem doar sangue no hemocentro de São Paulo terá espaço de convivência

Ambiente foi criado no Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas de São Paulo com a proposta de oferecer um local mais humanizado para acolhimento de doadores e pacientes da Hematologia

20/07/2021 - Publicado há 3 anos
Novo espaço quer acolher pacientes e colaboradores – Foto: Divulgação/Pró-Sangue

.
Quem é paciente da Hematologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP), em São Paulo, ou vai doar sangue no Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, encontrará um novo espaço de convivência para relaxar e descansar. No final de junho, foi inaugurado um ambiente localizado no primeiro andar do Prédio dos Ambulatórios do HC. Ele fica ao lado do posto Clínicas da Pró-Sangue, do Hospital Dia e do Ambulatório de Pacientes da Hematologia.

A área de 264 metros quadrados é ocupada por bancos de madeira lineares e tem ornamentação com árvores desidratadas. A utilização de plantas naturais dessa maneira facilita a manutenção já que elas não precisam de água nem de luz e cria um espaço verde em meio aos prédios.

De acordo com o presidente da Pró-Sangue, Vanderson Rocha, o espaço de convivência foi criado com a proposta de oferecer um ambiente mais humanizado de acolhimento, para os doadores de sangue e pacientes da Hematologia durante a sua permanência no hospital.

A ideia é que a energia do local possa trazer um conforto especial para essas pessoas, além dos profissionais que realizam as suas atividades nesse edifício. Rocha também é diretor do Serviço de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular da FMUSP.

+ Mais

Hemocentros ligados à USP fazem campanhas por doação de sangue

A Fundação Pró-Sangue está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina e é centro de referência da Organização Pan-Americana de Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Mensalmente, coleta e processa cerca de 10 mil bolsas de sangue destinadas ao atendimento de cerca de 100 instituições públicas da rede estadual de saúde, entre elas o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração, o Instituto do Câncer de São Paulo e o Hospital Dante Pazzanese.

Todo o trabalho da fundação depende da doação voluntária. Só na região metropolitana são seis os locais de coleta. Para saber os requisitos, onde doar, e como é a coleta de sangue, acesse o site da Fundação Pró-Sangue.

Texto adaptado do HC Online