Estudantes arrecadam doações para auxiliar no combate à fome em Ribeirão Preto

O projeto Alimenta Ribeirão nasceu da iniciativa da aluna Maria Carolina Bexiga de Oliveira, do curso de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. O lançamento oficial do projeto será dia 6, às 19 horas, no canal da FMRP no YouTube

03/08/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 04/08/2021 as 16:22
Foto: Agência Brasil

.
Para aumentar a disponibilidade de alimentos a pessoas em situação de insegurança alimentar, alunos e professores de todos os cursos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP se uniram para promover a campanha Alimenta Ribeirão. A ação, realizada pela FMRP e pela Prefeitura de Ribeirão Preto, tem como objetivo arrecadar alimentos e dinheiro para a compra de cestas básicas para moradores da cidade.

A campanha será oficialmente lançada em uma live beneficente com a USP Filarmônica no dia 6 de agosto, às 19 horas. A transmissão on-line e gratuita será realizada no Canal da FMRP no YouTube. A apresentação especial no Theatro Pedro II contará com cerca de 50 músicos, entre bolsistas alunos de graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e convidados, sob regência do maestro Gabriel Rhein-Schirato, que é graduado pela USP e possui especialização e pós-graduação na Alemanha. O concerto será transmitido no Canal da FMRP no YouTube, neste link, com apoio da Fundação Theatro Pedro II.

A iniciativa da campanha nasceu do desejo da aluna Maria Carolina Bexiga de Oliveira e da professora Carla Barbosa Nonino, ambas da do curso de Nutrição e Metabolismo da FMRP, de levar comida para famílias que foram prejudicadas pela pandemia. “Eu senti que precisava fazer algo a respeito e no mesmo dia o assunto foi tema de aula do professor Valdes Roberto Bolella, gerando uma inquietação muito grande em mim. Tudo foi fluindo quando iniciei meu estágio nos serviços municipais de assistência social da cidade”, afirma.

O desejo de organizar uma ação social em prol da população ribeirão-pretana foi recebido com muito apoio na Comissão Coordenadora do Curso de Nutrição e Metabolismo. “Abraçamos a causa e fomos muito agraciadas por termos encontrado pessoas tão parceiras que permitiram o desenvolvimento. Em especial, agradeço o apoio da dona Mariana Aude Jabali e da Renata Corrêa Gregoldo, secretária da Semas”, afirma a professora Carla Barbosa Nonino da FMRP, que é coordenadora da campanha e da comissão.

Entre os resultados da campanha está a modificação na lista de alimentos da cesta básica, para a alimentação de uma família de quatro pessoas por um mês, distribuída pela Prefeitura. O projeto de alteração dos itens foi feito pela Maria Carolina sob a supervisão da nutricionista Bianca Bellizzi de Almeida, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e apoio das nutricionistas Susy Elaine Bianco F. da Silva e Ana Cláudia Buzzi Zoldan Marçal, do Banco de Alimentos da cidade.

“Por um pedido da dona Mariana Aude Jabali fizemos as adequações nas cestas. A mudança permitiu a ampliação de 20 para 25 itens oferecidos, aumento de 7 para 11 gramas de proteínas diárias e redução da quantidade de óleo e alimentos ultraprocessados”, conta Maria Carolina.

Dessa forma, as cestas distribuídas serão compostas de: arroz, feijão, macarrão, açúcar cristal, óleo de soja, farinha de mandioca, extrato de tomate, pescado em conserva, biscoito com amido de milho, sal, fubá, pó de café, milho em conserva, ervilha em conserva, leite em pó e achocolatado em pó.

Como doar ou receber doações

A ação arrecada dinheiro, via PIX ou depósito bancário, para compra de cestas através da conta da Campanha (Banco: 001 – Banco Brasil; Agência: 28-0; Conta: 97.357-2; CNPJ: 56.024.581/0001-56). Além de receber doação de alimentos nos pontos de coleta localizados no Hospital das Clínicas, no Campus e na Unidade de Emergência e no Prédio Central da FMRP.

Para receber doações é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento e Cadastro Emergencial da Secretaria de Assistência Social (Cacem) no telefone 0800 016 0030 ou procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região em que reside, veja todos os endereços e telefones neste link.

A coordenação da campanha é realizada pela estudante Maria Carolina Bexiga de Oliveira e pelos professores Carla Barbosa Nonino, Luciana Cisoto Ribeiro e Valdes Roberto Bollela, todos da FMRP; pela presidente da Fundo Social de Solidariedade, Mariana Aude Jabali; pela nutricionista Bianca Bellizzi de Almeida e pela Crisângela Carloto Barros Araujo, diretora do Departamento de Gestão, ambas da Semas; e Susy Elaine Bianco F. da Silva, responsável pelo Banco de Alimentos.

O Alimenta Ribeirão é realizado pela FMRP e Prefeitura de Ribeirão Preto, com parceria do Hospital das Clínicas da FMRP; do Fundo Social de Solidariedade; da Semas; da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do HCFMRP (Faepa); da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (FundHERP); da FFCLRP; do Departamento de Música e do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-Cipem), ambos da FFCLRP; da Fundação Theatro Pedro II; e da USP Filarmônica.

Mais informações sobre a ação: alimentaribeirao@fmrp.usp.br, no Instagram do Alimenta Ribeirão ou acompanhe todas as ações da Semas e Fundo Social de Solidariedade no site da Prefeitura.