Projeto que transforma lixo orgânico em biogás une alunos da USP e comunidade vizinha ao campus

A partir do diálogo com membros da comunidade São Remo, que fica ao lado do campus no bairro do Butantã, a organização estudantil Enactus USP desenvolveu o projeto “Lixo ao Luxo”

 30/05/2023 - Publicado há 11 meses
Estudantes na comunidade São Remo, no bairro do Butantã, em São Paulo – Foto: Divulgação/Enactus USP

.
A Enactus USP, organização estudantil presente na Universidade, focada em iniciativas que promovem mudanças sociais, iniciou um projeto socioambiental com a comunidade vizinha ao campus, a São Remo, localizada no bairro do Butantã, na capital paulista. Chamado Lixo ao Luxo, o projeto pretende reduzir o lixo acumulado no bairro e amenizar a falta de acesso ao gás de cozinha por meio da construção de um biodigestor, que converterá resíduos orgânicos em biogás. O projeto conta com a contribuição da Associação de Moradores da São Remo e de especialistas em biodigestão anaeróbia e reciclagem de polímeros da Escola Politécnica (Poli) da USP.

A iniciativa criou a possibilidade dos moradores trocarem materiais recicláveis coletados por itens de cesta básica, beneficiando as famílias participantes. “São nesses momentos que eu, como estudante da Poli e membro Enactus, me sinto mais cidadão e um agente de transformação de um mundo comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030”, conta Heberton Gomes Silva, aluno de Engenharia Química da Poli. Como futuro engenheiro, ele acredita que o projeto mostrou como os conhecimentos aprendidos na graduação podem contribuir diretamente para a sociedade.

Para auxiliar com a iniciativa, a professora Rachel Costa, do Departamento de Engenharia Ambiental da Poli, ofereceu a capacitação Como Transformar Lixo em Luxo? aos moradores da comunidade no final do mês de abril. Na palestra, ocorrida nas instalações do Centro de Inovação da USP (Inova USP), ela deu orientações sobre a separação de recicláveis, de forma que as pessoas possam identificar quais materiais vão para a reciclagem, para o lixo orgânico ou para o descarte especial.

Foram realizadas dinâmicas com o jogo Quem sou Eu? do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, iniciativa que distribui kits de educação ambiental a escolas públicas e privadas. O jogo explica de maneira divertida os produtos, atores, processos e lugares envolvidos na economia circular e colabora com o aprendizado sobre a importância da separação dos resíduos domésticos. O evento foi realizado por alunos de diversos institutos da Universidade, e contou com a participação de crianças da São Remo.

Evento de capacitação realizado no Inova USP
Fotos: Gabriel Almeida / Enactus USP

A Associação de Moradores da São Remo vai contribuir para a execução e melhoria do projeto da Enactus, fazendo a mediação entre a comunidade e a USP, e identificando os problemas a serem solucionados. “O maior saldo positivo que eu levo do projeto, e dessa capacitação em específico, é o carinho dos moradores a cada visita à São Remo, o sorriso das crianças, e como elas me ensinaram que a economia circular pode ser aprendida de uma maneira simples e divertida”, finaliza Heberton.

Comunidade São Remo é vizinha ao campus da USP em São Paulo – Foto: Enactus USP

.
Sobre a Enactus

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar estudantes a melhorar o mundo através da ação empreendedora. A entidade está presente em mais de 35 países e fornece uma plataforma para os universitários “criarem projetos de desenvolvimento comunitário que colocam capacidade e talento das pessoas em foco”.

+ Mais

Manual ensina a fazer composteira e a descartar de forma adequada o lixo orgânico

A equipe da USP Cidade Universitária conta com membros de nove cursos diferentes, unidos em torno da cocriação de projetos de desenvolvimento comunitário com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) da ONU. Além de atividades no campus do Butantã, há iniciativas da Enactus no Largo São Francisco, em São Carlos, Lorena, Ribeirão Preto, Piracicaba e Pirassununga.

.

Texto adaptado da Assessoria de Comunicação da Poli-USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.