Pós-graduação na USP: evento on-line apresenta opções de cursos para graduados de todo o Brasil

Na “Expo PG USP 2023”, que ocorrerá no dia 7 de novembro, é possível conhecer os mais de 260 programas de pós-graduação – mestrado e doutorado – da Universidade

 31/10/2023 - Publicado há 6 meses     Atualizado: 08/11/2023 as 18:39
Graduados de todo o Brasil podem conhecer as oportunidades de pós-graduação da USP em evento on-line – Foto: Freepik

.
A USP possui 266 programas de pós-graduação, desde áreas de ciências humanas até ciências exatas e da terra, e o melhor de tudo: os cursos
stricto sensu (mestrado e doutorado) são totalmente gratuitos para alunos brasileiros ou estrangeiros graduados em instituições de ensino superior do País ou do exterior. Para apresentar todos os programas de mestrado e doutorado da Universidade, será realizada, no dia 7 de novembro, a Expo PG USP 2023, um mergulho no mundo da pesquisa e inovação. Promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da USP, o evento é gratuito e aberto ao público e será transmitido pelo canal da PRPG no Youtube

No dia do evento, haverá palestras desde as 9h e, a partir das 15h30, serão apresentados, de forma simultânea, os programas de pós-graduação em salas virtuais, divididos em oito áreas do conhecimento: Ciências Agrárias e Ciências Biológicas (24 programas de pós), Ciências da Saúde (86 programas), Ciências Exatas e da Terra (27 programas), Ciências Humanas (20 programas), Ciências Sociais e Aplicadas (22 programas), Engenharias (23 programas), Linguística, Letras e Artes (17 programas) e Multidisciplinar (24 programas). Para participar, basta localizar a sala da área preferida e acompanhar as apresentações.

Rodrigo Calado, pró-reitor de Pós-Graduação – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

“A ExpoPG é um evento de divulgação para um público amplo, que tenha interesse em cursar a pós-graduação, mas que ainda tem pouco conhecimento sobre quais são suas modalidades, objetivos e áreas. A USP possui mais de 260 programas e é muito importante que pessoas de todo o País, que estão terminando a graduação e tenham interesse em ciência, possam conhecer mais profundamente as possibilidades de cursar a pós-graduação na USP”, destaca o pró-reitor de Pós-Graduação, Rodrigo Calado Rodrigues.

Além de conhecer todos os programas de pós-graduação da USP, que contam com orientação de professores renomados, os participantes vão identificar as possibilidades de conexões internacionais, já que os mestrandos e doutorandos da Universidade têm a oportunidade de colaborar com instituições estrangeiras. A USP também oferece possibilidade de inovação e empreendedorismo, desde startups até projetos de impacto social, que serão apresentados durante o evento. 

A programação conta com conferências sobre estratégias de fomento à pesquisa e oportunidades de bolsas; permanência estudantil e oportunidades de mobilidade internacional, além de temas como Imunoterapia no Tratamento do Câncer, Inteligência Artificial e Sustentabilidade. Além disso, haverá depoimentos de professores, alunos e ex-alunos que vão compartilhar suas histórias de sucesso. 

Programação Expo PG 2023

  • 8h45 – Abertura
    Ivy Trindade-Suedam
    Coordenadora da Expo PG USP 2023
  • 9h – USP: Excelência da formação acadêmica
    Carlos Gilberto Carlotti Jr, reitor da USP
  • 9h15 – Desvendando o potencial da pós-graduação da USP
    Rodrigo Calado de Saloma Rodrigues
    Pró-reitor de Pós-Graduaçāo da USP
  • 9h30 – O impacto social da Pós-Graduaçāo da USP
    Adenilso da Silva Simão
    Pró-reitor Adjunto de Pós-Graduaçāo da USP
  • 9h45 – Apoio à Pós-Graduaçāo da USP
  • 10h – Estratégias de fomento à pesquisa e oportunidades de bolsas
  • 10h15 – Ciência, Tecnologia e Inovação
  • 10h30 – Representante dos alunos (CoPGr)
  • 10h45 – Permanência Estudantil: moradia, alimentação e oportunidades de bolsas
  • 11h – Oportunidades de mobilidade internacional
    Juliana de Moraes Leme Basso
    Assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação
  • 14h – Saúde: Imunoterapia no Tratamento do Câncer
    Rodrigo Calado de Saloma Rodrigues
  • 14h30 – Inteligência Artificial
  • 15h – Sustentabilidade

15h30-17h30 – Apresentação dos Programas
Salas simultâneas divididas em grandes áreas:

Ciências Agrárias e Ciências Biológicas (24 PPGs-Programas de Pós-Graduação)
Ciências da Saúde (86 PPGs)
Ciências Exatas e da Terra (27 PPGs)
Ciências Humanas (20 PPGs)
Ciências Sociais e Aplicadas (22 PPGs)
Engenharias (23 PPGs)
Linguística, Letras e Artes (17 PPGs)
Multidisciplinar (24 PPGs)

Para conferir todos os vídeos das apresentações clique aqui.

 

Expo PG USP 2023
Dia 7 de novembro, das 8h45 às 17h30
Formato: virtual, com transmissão pelo canal da PRPG no Youtube

*Com informações da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.