Conselho Universitário aprova indicação de quatro novos pró-reitores da Universidade

Os novos dirigentes estarão à frente das Pró-Reitorias – Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária – no biênio 2022-2024

 22/02/2022 - Publicado há 2 anos
Por
A reunião foi realizada no formato híbrido e transmitida da sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 
 

Na primeira sessão presidida pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e pela vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, realizada hoje, dia 22 de fevereiro, o Conselho Universitário aprovou as indicações dos quatro novos pró-reitores e dos respectivos pró-reitores adjuntos da Universidade para o biênio 2022-2024.

São eles: Aluisio Augusto Cotrim Segurado e Marcos Garcia Neira (Graduação); Márcio de Castro Silva Filho e Niels Olsen Saraiva Câmara (Pós-Graduação); Paulo Alberto Nussenzveig e Susana Inês Cordoba de Torresi (Pesquisa); e Marli Quadros Leite e Hussam El Dine Zaher (Cultura e Extensão Universitária).

Graduação

Aluisio Augusto Cotrim Segurado - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Aluisio Augusto Cotrim Segurado é graduado em Medicina, doutor e livre-docente em Doenças Infecciosas e Parasitárias, com os títulos pela Faculdade de Medicina (FM) da USP, respectivamente, em 1994 e 2001. Atua em linhas de pesquisa relacionadas à Medicina Tropical, Saúde Global, Vulnerabilidade e o cuidado a pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Exerceu as funções de vice-reitor executivo de Relações Internacionais (de 2013 a 2014) e de coordenador do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP, entre 2018 e 2021.

Atualmente, é professor titular da Faculdade de Medicina (FM) e presidente do Conselho Diretor do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FM. É presidente da Agência USP de Cooperação Nacional e Internacional (Aucani) e da Câmara de Atividades Docentes (CAD).

Marcos Garcia Neira é licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-Doutorado em Currículo e Livre-Docência em Metodologia do Ensino. É professor titular da Faculdade de Educação (FE), onde é diretor e atua nos cursos de graduação e pós-graduação. Também coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar. Dedica-se a investigar a prática pedagógica e a formação de professores.

No âmbito da gestão universitária, exerceu as funções de coordenador da Comissão de Estágios e da Comissão Coordenadora do Curso de Pedagogia (CoC Pedagogia), foi presidente da Comissão Interunidades das Licenciaturas e da Comissão de Graduação.

Marcos Garcia Neira - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Os novos dirigentes da área de Graduação elencam a readaptação ao ensino presencial como um dos principais desafios da gestão para 2022. O início das aulas dos cursos de graduação está previsto para o próximo dia 14 de março. Dentre as ações propostas está a criação de programas de tutoria com alunos de graduação, pós-graduação e de pós-doutorandos para contribuir para a recuperação da formação em função da suspensão das atividades presenciais durante o período de pandemia.

Também serão desenvolvidos projetos com vistas à atualização e à flexibilização curricular, ao aprimoramento pedagógico, à aproximação de cursos e áreas e à redução da evasão.

Pós-Graduação

Márcio de Castro Silva Filho - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Márcio de Castro Silva Filho é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Ufla (1989) e Doutorado em Biologia Molecular de Plantas pela University of Louvain (1994), Bélgica. Foi visiting Scholar na University of Melbourne, na Austrália, e na Ohio State University, nos Estados Unidos.

É professor titular do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP e pró-reitor adjunto de Pós-Graduação da USP de 2015 a 2021.

Foi membro Titular da CTNBio (2005 a 2007), coordenador da área de Ciências Biológicas I da Capes (2008 a 2011), diretor de Relações Internacionais (2011 a 2012) e diretor de Programas e Bolsas no País (2012 a 2016) da Capes e presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) em 2019.

Niels Olsen Saraiva Câmara é médico formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Fez residência médica em Nefrologia, mestrado e doutorado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Realizou pós-doutoramento no Imperial College London e foi professor visitante na Université de Tours, na França.

É professor titular do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia, coordenador do Centro de Facilidades de Apoio à Pesquisa (Cefap USP) e do Programa de Pós-Graduação em Imunologia, e chefe do Departamento de Imunologia do ICB.

Niels Olsen Saraiva Câmara - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

As diretrizes de atuação dos novos pró-reitores incluem a continuidade da discussão sobre um novo modelo de pós-graduação que foi proposto à Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Um grupo de trabalho deverá ser criado para buscar junto à Capes as ferramentas para sua implementação.

Além disso, outro grupo de trabalho deverá ser instituído para discutir e elaborar propostas referentes à fusão de programas, ao envelhecimento do corpo docente e à criação de novos programas com formatação diferente dentro de uma perspectiva de um novo planejamento estratégico da Pós-Graduação na USP.

As políticas de inclusão e apoio à diversidade também serão prioridades na nova gestão.

Pesquisa

Paulo Alberto Nussenzveig - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Paulo Alberto Nussenzveig é bacharel e mestre em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e doutor em Physique Quantique pela Université Pierre et Marie Curie (Paris VI). Desde 1996, é professor do Instituto de Física (IF) da USP, com livre-docência em 2002. É professor titular desde 2011. No IF, criou um laboratório de ótica quântica e informação quântica, cujas principais contribuições têm sido na geração e caracterização de emaranhamento quântico de feixes intensos de luz e suas potenciais aplicações em ciência de informação. Foi professor visitante na Cornell University em 2012.

Foi presidente da Comissão de Pós-Graduação do IF e presidente do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Física e Astronomia. É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Desde 2018, é membro da Coordenação de Área de Física da Fapesp e apresenta a coluna Ciência e Cientistas na Rádio USP.

Susana Inês Cordoba de Torresi é bacharel em Físico-Química pela Universidad Nacional de Córdoba, na Argentina, e doutora em Ciências Químicas pela mesma instituição. Realizou o pós-doutorado na Université de Paris VI Pierre et Marie Curie entre 1989 e 1990, quando chegou ao Brasil como pesquisadora visitante no Instituto de Física da Unicamp. Foi contratada como docente no Instituto de Química da USP em 1996.

Desde 2006, é professora titular e tem atuado como presidente das Comissões de Graduação e Pós-Graduação. Em 1999, a International Society of Electrochemistry concedeu-lhe o Prêmio Tajima destinado a jovens autores e, em 2008, recebeu a Ordem Nacional ao Mérito Científico, na categoria Comendador, do governo federal. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Integra a Comissão Coordenadora de Química da Fapesp.

Professora Susana Inês Córdoba de Torresi - Foto: Ciência Hoje

Uma das prioridades da Pró-Reitoria de Pesquisa nos próximos anos será organizar, expandir, aprimorar e dar mais impulso e visibilidade às atividades de inovação da USP. Está prevista a incorporação da agenda de inovação à Pró-Reitoria, que passará a ser Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), com um pró-reitor adjunto de Inovação, além da pró-reitora adjunta de Pesquisa. De acordo com as diretrizes da PRP, esse processo deve ser capilar em toda a Universidade, com as comissões de pesquisa incorporando também a missão de apoiar a inovação.

Cultura e Extensão Universitária

A professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP - Foto: Marcos Santos

Marli Quadros Leite tem Mestrado e Doutorado em Linguística pela USP, Livre-Docência e Pós-Doutorado pela University of Pennsylvania e pela Université de Paris VII, Denis Diderot, e Estágio Sênior pela mesma universidade.

É professora titular do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e atua nos programas de graduação e de pós-graduação. No campo da gestão, foi coordenadora do Curso de Letras – Filologia e Língua Portuguesa, presidente da Comissão de Graduação da FFLCH, chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e assessora técnica da Pró-Reitoria de Graduação.

É pesquisadora da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP e pesquisadora associada do Laboratoire d’Histoire Théories des Linguistiques (HTL), em Paris. É coordenadora de acordos de cooperação internacional da USP com a Université de Paris VII, Denis Diderot e com a Universidade Trás-os-Montes Alto Douro (Portugal).

Hussam El Dine Zaher é bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade de Humanidades Pedro II, mestre pela Université Pierre et Marie Curie – Paris VII e doutor em Systématique et Evolution pelo Muséum National d’Histoire Naturelle de Paris. Foi bolsista de pós-doutorado no Museu Nacional do Rio de Janeiro e traina post-doctoral Research Fellow no Museu Americano de História Natural de Nova York. Foi professor visitante no Centre de Recherche en Paléontologie, sediado em Paris.

Ingressou como docente do Instituto de Biociências da USP em 1996, obtendo sua Livre-Docência pelo Museu de Zoologia (MZ), onde foi diretor entre 2009 e 2013. Desde 2006, é professor titular e atua como curador das coleções científicas de Herpetologia e Paleontologia do MZ e orienta em Programas de Pós-Graduação em Zoologia da USP e da Unesp-Rio Claro.

Em 2015, criou o Laboratório de Microtomografia Computadorizada, que presta apoio continuado à pesquisa em diversas áreas do conhecimento.

Hussam El Dine Zaher - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O projeto de atuação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária está baseado em sete eixos norteadores: fortalecer Programas Culturais, Cursos de Extensão e Profissionalizantes já existentes; aprimorar as ações dos Centros Culturais; conectar os Centros Culturais e os Museus com a Graduação e a Pós-Graduação na Universidade, propondo um plano de integração de atividades nas grades curriculares dos cursos; aperfeiçoar as métricas capazes de avaliar a dimensão e o impacto das ações culturais e de extensão; apoiar e fortalecer a expansão das atividades científicas e culturais, e dos espaços expositivos dos museus; abrir espaço para atividades e programas específicos nos campi voltados às especificidades dos seus municípios; e elaborar programas transversais de atuação em parceria com as demais Pró-Reitorias.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.