Podcast apresenta pesquisas da USP na área de humanidades relacionadas à Agenda 2030

Produzido na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Vem Junto 2030 está disponível no Spotify e traz entrevistas sobre estudos e projetos alinhados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

 08/12/2021 - Publicado há 2 anos
Disponível na plataforma Spotify, podcast trata de projetos e pesquisa sobre os ODS – Arte sobre foto/123RF

.
A USP tem se destacado entre as universidades mais dedicadas aos objetivos da Agenda 2030 ao oferecer cursos e desenvolver pesquisas na área de desenvolvimento sustentável, além de colocar em ação diversos projetos nos vários campi.

Para mostrar um pouco desse trabalho, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP lançou o podcast Vem Junto 2030, produção disponível na plataforma Spotify que tem como objetivo apresentar os projetos e estudos da faculdade alinhados à Agenda 2030 e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Os episódios têm cerca de 30 minutos e trazem entrevistas com especialistas em temas relacionados aos ODS.

O Vem Junto 2030 conta com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), tem a coordenação do presidente da Comissão de Extensão Universitária da FFLCH, Yuri Tavares Rocha, e produção da Biblioteca Florestan Fernandes.

“A realização deste podcast é uma forma de falar com a comunidade sem ela precisar vir até a Universidade [ainda mais em tempos de pandemia e atividades sendo realizadas remotamente]. É um diálogo e uma forma de estar mais próxima da sociedade”, destaca a diretora da biblioteca, Adriana Ferrari. Ela também lembra que a produção do conteúdo é uma forma de colaborar no combate às fake news.

Adriana é a entrevistada no primeiro dos quatro episódios já disponíveis. Ela explica o que é a Agenda 2030 e o que o público pode esperar para as próximas produções. O segundo episódio trata do impacto da covid-19 para os ODS, conversando com Simone Affonso da Silva, professora do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com estágio de pós-doutorado na FFLCH.

O terceiro episódio traz Marcos César Alvarez, professor do Departamento de Sociologia e coordenador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP, que comenta sobre direitos humanos e aumento da posse de armas nos últimos anos. A última produção aborda a biodiversidade urbana e como alguns animais não humanos ocupam os espaços urbanos, se adaptam e (re)criam ecossistemas, com o entrevistado Yuri Tavares Rocha, professor do Departamento de Geografia.

Clique no player e confira o primeiro episódio:

Para acompanhar os episódios do Vem Junto 2030, acesse a página do podcast no Spotify neste link.
.
Com informações de Eliete Viana, da Assessoria de Comunicação da FFLCH
.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.