Parceria com a USP promove segurança dos alimentos na cidade de Araras

Para contribuir com a segurança alimentar do município de Araras, em São Paulo, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP produziu uma cartilha sobre como reestruturar o Serviço de Inspeção Municipal

15/05/2023 - Publicado há 12 meses
Projeto orienta como garantir a qualidade higiênico-sanitária dos produtos de origem animal – Foto: Pixabay

.
Um projeto realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura Municipal de Araras, em São Paulo, vai contribuir com a reestruturação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município.

A primeira etapa da parceria resultou na elaboração de uma cartilha de orientação sobre a reestruturação do SIM. A publicação tem como objetivo disseminar informações sobre as atribuições desse órgão e sua importância para a garantia da qualidade higiênico-sanitária dos produtos de origem animal produzidos e comercializados no município. A publicação está disponível gratuitamente para consulta neste link.

Daniele Maffei, professora da Esalq – Foto: Divulgação/Esalq

Chamado Difundindo Conhecimento em Segurança dos Alimentos, o projeto aproxima a universidade da sociedade com ações de extensão universitária que levam conhecimento sobre os processos de produção alimentar.

“Isso acontece a partir da realização de atividades extensionistas que informam os produtores sobre a importância do registro junto a este órgão, bem como orientá-los quanto às boas práticas necessárias à produção e comercialização de produtos de origem animal”, destaca Daniele Maffei, professora do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq, coordenadora da iniciativa.

Explicando o Serviço de Inspeção Municipal

A cartilha busca informar tanto os estabelecimentos comerciais quanto a população em geral sobre a importância do SIM na garantia da qualidade e segurança dos produtos de origem animal. A publicação explica que o SIM ajuda a certificar, por meio de um selo, os produtos que foram elaborados sob condições de higiene adequadas, o que gera e amplia a credibilidade deles no mercado, além de promover a confiança dos consumidores.

Cartilha elaborada em projeto sobre segurança alimentar em municípios – Foto: Divulgação/Esalq

.
Os autores também explicam que a adesão e o cumprimento das normas do SIM são fundamentais para a proteção da saúde pública e o fortalecimento da cadeia produtiva local. Para ampliar a ação, a cartilha destaca que serão realizadas atividades de orientação para os estabelecimentos que produzem e comercializam produtos de origem animal em Araras e, posteriormente, terá início a fiscalização, conduzida por profissionais qualificados e devidamente identificados, cujas atribuições são pautadas na legislação vigente.

O trabalho de orientação que inclui a cartilha é liderado por Natália Amaral Ambrósio, médica veterinária da Prefeitura de Araras e pela equipe coordenada pela professora Daniele Maffei, que também é responsável pelo Grupo de Extensão em Microbiologia de Água e Alimentos (Gema²) e pesquisadora do Food Research Center (FoRC).

Para ver a cartilha Serviço de Inspeção Municipal (SIM): reestruturação no município de Araras, SP clique aqui.

Com informações de Caio Albuquerque, da Divisão de Comunicação da Esalq