Origem da nossa ideia de Universo é tema de palestra on-line com pesquisador da USP

Evento faz parte da série “Astronomia para Todos” do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP e terá transmissão on-line pelo Youtube no dia 20 de março, às 19 horas

12/03/2024 - Publicado há 2 meses
Pesquisador vai tratar da nossa concepção de Universo de perguntas sem respostas – Foto: Pexels

A série de palestras Astronomia para Todos, promovida pelo Instituto de Astronomia e Geofísica (IAG) da USP, inicia a temporada de 2024 no próximo dia 20 de março, às 19 horas, com o tema A origem da nossa ideia de Universo. As vagas para o evento presencial estão esgotadas, mas é possível acompanhar pelo Canal do Youtube do Astronomia para Todos neste link. A palestra vai contar com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Laerte Sodré Junior, professor e pesquisador do IAG – Foto: Divulgação/Rede Ciência TV

O palestrante será o professor Laerte Sodré Junior, do Departamento de Astronomia do IAG, pesquisador da área de Astrofísica Extragaláctica. Ele vai explicar nossa existência num universo chamado Lambda-CDM, dominado por duas quantidades misteriosas: a matéria escura e a energia escura. Também vai discutir os passos teóricos e observacionais que levaram a essa concepção de Universo e as estratégias que os astrônomos adotam para tentar responder às muitas perguntas sem respostas.

Serão emitidos certificados para participantes que preencherem o formulário disponível neste link. O formulário ficará disponível somente durante 24 horas a partir do início da transmissão.

O programa Astronomia para Todos foi criado em 2017 e oferece mensalmente uma palestra sobre temas astronômicos atuais. O projeto conta com o apoio do Clube de Astronomia de São Paulo (Casp) para orientações sobre a observação do céu. A atividade é gratuita, sob coordenação de Reinaldo Santos de Lima, professor do IAG.

Acompanhe as palestras da série Astronomia para Todos pelo Youtube clicando aqui.