Nova simulação revela detalhes do Universo em alta definição

Avanços computacionais permitiram a criação do modelo de escala universal com mais informações já produzido

Simulações permitem que os cientistas estudem como as galáxias se formam, evoluem e crescem em conjunto com as estrelas – Imagem: IllustrisTNG collaboration

Uma equipe internacional de astrofísicos anunciou ter desenvolvido o melhor modelo do Universo já criado, que revela detalhes em alta resolução sobre as estruturas cósmicas. Mas o que seria um modelo do Universo?

Em Entender Estrelas desta semana, o astrofísico João Steiner  explica quais dados são necessários para construir um modelo razoável, e por que podemos confiar no que esses modelos nos mostram.

O simulador em questão já trouxe resultados e pode nos ajudar a entender, entre outras coisas, o agrupamento em larga escala da matéria e como as galáxias se formam. Saiba mais informações no áudio acima.