Tá vendo aquela estrela que brilha lá no céu? USP abre curso de astronomia para 60+

Astronomia para a Terceira Idade pretende integrar público 60+ e alunos de graduação, com noções básicas de astronomia e mudanças climáticas; inscrições começam na próxima segunda, 29

 26/08/2022 - Publicado há 2 anos
Por
Uma das atrações será uma sessão de observação astronômica no próprio instituto – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

Alunos atentos, fazendo perguntas e escrevendo algumas anotações. A cena poderia descrever qualquer aula do ensino médio ou da graduação. No entanto, o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP propõe que o público seja outro. Na próxima segunda-feira, 29, começam as inscrições para o curso de extensão universitária Astronomia para a Terceira Idade, realizado pelo IAG com apoio do Programa USP 60+, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. A iniciativa disponibiliza 50 vagas gratuitas, prioritariamente destinadas ao público acima de 60 anos e que desejam aprender uma visão geral de astronomia. O curso terá duração de um mês, com aulas presenciais, duas vezes por semana. 

As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 29 de agosto até o dia 23 de setembro no Sistema Apolo. Após entrar no sistema, é necessário selecionar o Instituto de  Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas e depois o curso Astronomia para a Terceira Idade

Ao longo do curso, haverá um dia em que os alunos participarão de uma sessão de observação do céu utilizando os telescópios do IAG. Nas edições passadas, este foi um dos momentos mais esperados pelo público de acordo com os organizadores responsáveis.

O cronograma contemplará temas como: o Brasil na era dos grandes telescópios; o Sol, estrelas e galáxias. Para algumas destas aulas, a organização disponibilizou um material de consulta, acessível de acordo com o tema. Eles podem ser consultados abaixo:

Roberto Costa é um dos coordenadores do curso – Foto: Currículo Lattes

As aulas ocorrerão no próprio IAG, duas vezes na semana, durante as terças e quintas-feiras, das 14 às 16 horas, do dia 4 de outubro até 3 de novembro. A coordenação é dos professores Roberto Costa e Thais Idiart, do Departamento de Astronomia do IAG.

De acordo com Costa, o evento é pensado para apresentar uma linguagem acessível para todos. Experiente educador, Costa afirma ser nítido o engajamento do público-alvo nos eventos desenvolvidos pela USP. “Diferentemente dos estudantes de graduação, os idosos possuem uma curiosidade inquietante por serem pessoas mais maduras. Além de possuírem histórias de vida diversas, que conferem um perfil de sala mais heterogêneo.” 

 

Seleção e início das aulas

Entre os dias 26 e 30 de setembro, os participantes selecionados serão informados por e-mail. Preferencialmente, serão convocadas pessoas acima de 60 anos. Caso as vagas não sejam totalmente preenchidas, serão convocados membros da comunidade USP por ordem de inscrição. Todos os participantes que tiverem frequência mínima de 85% receberão certificado de conclusão do curso de extensão emitido pela PRCEU. 

Veja a relação completa dos cursos, horários das aulas, ementas e ministrantes no site do Serviço de Cultura e Extensão Universitária do IAG.

Mais informações pelo e-mail cursosext@iag.usp.br ou por telefone (11) 3091-4694.

+ Mais

Boletim leva conhecimento sobre astronomia para estudantes do ensino básico

USP Ribeirão oferece curso gratuito sobre orquídeas para alunos do Programa USP 60+

 

Programa USP 60+

O curso do IAG está inserido no programa USP 60+, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, destinado a possibilitar ao idoso o aprofundamento de conhecimentos em áreas de seu interesse. Por meio do programa, a Universidade oferece atividades culturais, esportivas, cursos de extensão e até mesmo possibilitando a participação dos idosos em disciplinas regulares dos cursos de graduação. 

A partir da escolha da atividade, o programa também propõe que os estudantes ampliem suas redes de convivência com os demais alunos regulares, evitando a discriminação: jovens de um lado, velhos do outro. 

 

Astronomia para a Terceira Idade

Inscrições de 29/8 a 23/9 neste link
50 vagas | curso gratuito
Duração: 4 de outubro a 3 de novembro
Endereço: Rua do Matão, 1226 – Butantã, São Paulo


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.