Museu Republicano de Itu reabre ao público com exposição sobre cientista e padre ituano

Após três anos fechado para obras que aumentaram a segurança do prédio, o Museu Republicano de Itu mostra em sua reabertura a trajetória de Ranulpho Amirat, figura fundamental para a comunidade ituana

 22/05/2023 - Publicado há 11 meses
Museu volta a receber o público interessado na história republicana – Foto: Reprodução/TV Tem

.
Após três anos de obras para aprimorar a segurança de suas instalações, o Museu Republicano de Itu (MRI) reabriu ao público no dia 12 de maio, recebendo novamente os interessados em explorar o período inicial da história republicana brasileira, bem como os acontecimentos e personagens marcantes da cidade de Itu e região.

Foram realizadas várias adaptações no local, que já possuía um sistema de combate a incêndios. Foram acrescentados sensores de fumaça, alarmes e extintores novos, além de ser renovado o alvará dos bombeiros, proporcionando ao MRI uma reabertura com mais segurança. “É uma alegria ter um espaço de cultura, pesquisa e educação para voltarmos a receber os visitantes nas exposições do Museu Republicano Convenção de Itu no ano de seu centenário e às vésperas do dia internacional dos museus, celebrado em 18 de maio”, destacou a professora Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do MRI, durante a reabertura.

Instalado em um sobrado construído nas primeiras décadas do século 19, que serviu como residência da família Almeida Prado, foi nesse local que ocorreu a “Convenção de Itu” em 1873, um marco na campanha republicana e na fundação do Partido Republicano Paulista. Inaugurado em 18 de abril de 1923 pelo então presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, o Museu Republicano tem sido administrativamente subordinado ao Museu Paulista, que se tornou um instituto complementar da recém-criada USP em 1934 e se integrou a ela em 1963.
.

Reabertura do Museu Republicano de Itu
Fotos: Divulgação/MRI

.
Centenário do museu

Em comemoração ao centenário do Museu Republicano e aos 150 anos da Convenção de Itu, uma série de atividades têm sido realizadas, destacando os trabalhos realizados pela instituição, especialmente em pesquisa e extensão.

Ranulpho Amirat, cientista e padre jesuíta ituano, é tema de exposição – Foto: Wikimedia Commons

Um dos destaques dessas comemorações é a exposição Ranulpho Amirat, monumentos e memória, que foi inaugurada nesta segunda, dia 22 de maio. Em parceria com o Museu da Música de Itu e o Colégio Almeida Júnior, a mostra marca o início das celebrações do centenário de nascimento do cientista e padre jesuíta ituano.

Entre 1968 e 1980, Padre Amirat atuou em Itu, mais especificamente na Igreja do Bom Jesus. Figura fundamental na comunidade local, é lembrado por suas obras enquanto cientista, como no caso do Presépio Mecânico, montado na década de 1970, além de seu trabalho eclesiástico. A exposição busca estabelecer uma conexão entre os lugares em que ele viveu e trabalhou em Itu, os quais foram remodelados no século XIX por seu avô, o arquiteto Louis Amirat.

O Museu Republicano está aberto para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h. Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 4023-0240 ou enviando mensagem para o e-mail edu.mrci@usp.br. Consulte também a página do museu: https://museurepublicano.usp.br, as redes sociais Facebook e Instagram e faça um tour virtual pelo museu clicando aqui.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.