Museu da USP ajuda a entender como o Brasil se tornou uma república

Museu Republicano Convenção de Itu inaugura novo site para que o público e pesquisadores tenham acesso ao acervo mesmo a distância

 19/07/2021 - Publicado há 3 anos
Foto: Reprodução/MRI

.

O Museu Republicano Convenção de Itu (MRCI), instituição vinculada à USP, inaugurou um novo site para divulgar atividades, serviços e exposições: museurepublicano.usp.br. Com informações antes vinculadas à página do Museu Paulista, o MRCI, que tem como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil, agora conta com um espaço virtual específico.

“Com o novo site, o Museu Republicano de Itu dá um passo fundamental na sua construção e consolidação institucional. Através dele, o museu se comunica com a sociedade e também recebe os aportes da sociedade”, destaca o vice-diretor do Museu Paulista, Amâncio Jorge de Oliveira. Entre as funcionalidades, ele ressalta a possibilidade de se conhecer as exposições atuais e futuras mesmo a distância.

Amâncio Jorge de Oliveira, vice-diretor do Museu Paulista, e Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora técnico-científica do museu – Fotos: Priscila Nery e Arquivo pessoal

“É mais um canal para o público ter contato com o rico acervo do museu, dispor de orientações para pesquisas e visitas”, afirma a supervisora técnico-científica do museu, Maria Aparecida de Menezes Borrego.

Entre o conteúdo oferecido, ela destaca informações sobre as coleções do acervo disponíveis nos serviços do museu, relacionados ao arquivo histórico e documentação textual, iconografia, objetos e biblioteca. Há informações e imagens sobre as exposições em cartaz e as já realizadas, além de artigos científicos e de divulgação on-line.

A página também orienta sobre visitação e os recursos de acessibilidade disponíveis que estarão abertos ao público após um período de adequação do edifício às normas de segurança de prevenção contra incêndio.

+ Mais

Tour virtual pelo Museu Republicano de Itu permite conhecer período decisivo da história do Brasil​

O museu disponibiliza também acesso a recursos educativos como o projeto Viagens Fluviais; um quebra-cabeça da tela Salto de Itu, piquenique da família do Dr. Elias Antonio Pacheco e Chaves, de José Ferraz de Almeida Júnior, e um material sobre a azulejaria que integra seu edifício histórico, tanto em sua fachada quanto nos painéis internos.

O Museu Republicano inaugurou recentemente um tour virtual que permite percorrer todos os espaços do museu e ver informações sobre exposições, objetos e demais itens do acervo. Confira o tour virtual neste link.

Para ver o novo site acesse https://museurepublicano.usp.br

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.