Em Itu, museu da USP faz exposição sobre a Revolução de 1932

Peças relacionadas com o movimento constitucionalista são mostradas no Museu Republicano Convenção de Itu

 26/07/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 02/08/2022 as 14:00
A participação das mulheres no movimento constitucionalista de 1932 também é abordada na exposição em cartaz no Museu Republicano Convenção de Itu da USP, em Itu – Foto: Priscila Nery/MP-MRCI

 

Itu e a Revolução de 32 é o nome da exposição que desde o dia 9 passado está em cartaz no Centro de Estudos do Museu Republicano Convenção de Itu da USP, em Itu (SP). Organizada em parceria pelo Museu Republicano e pelo Museu da Música de Itu, a exposição apresenta peças do acervo das duas instituições que lembram a Revolução Constitucionalista de 1932, como fardas e capacetes dos combatentes paulistas e partituras de músicas compostas na época para exaltar o movimento, além de documentos, livros e recortes de jornais da época. A mostra também aborda a participação das mulheres na luta. É dado destaque para os ituanos: em 1932, cerca de 300 jovens de Itu se juntaram para formar o 3º Batalhão de Caçadores Voluntários Paulistas e lutar na Revolução Constitucionalista. 

Na cerimônia de abertura da mostra, no dia 9, foram feitas homenagens ao poeta e escritor paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), que foi combatente na Revolução Constitucionalista e ficou conhecido como “o poeta da Revolução de 1932”. Na ocasião, o professor Guilherme Vieira, de Itu, proferiu a palestra Fabricação da Última Trincheira: Guilherme de Almeida e o Museu-Casa e as acadêmicas Maria Lúcia Caseli e Durce Sanches, da Academia Ituana de Letras (Acadil), fizeram a leitura de Poemas de 32. Houve ainda o lançamento do volume 5 da série de livros Patronos da Acadil, que aborda a vida e a obra de Guilherme de Almeida. 

Maria Aparecida de Menezes Borrego, do Museu Republicano Convenção de Itu da USP – Foto: Jorge Maruta/USP Imagens

“Essa exposição sobre a Revolução de 1932 contribui para que esse acontecimento político da história paulista seja mais conhecido”, afirma a supervisora do Museu Republicano Convenção de Itu, professora Maria Aparecida de Menezes Borrego. 

 

O Museu Republicano Convenção de Itu da USP foi inaugurado pelo então presidente do Estado de São Paulo – cargo equivalente ao de governador atualmente – Washington Luis Pereira de Sousa, em 18 de abril de 1923. Desde então está subordinado administrativamente ao Museu Paulista, que em 1934 tornou-se instituto complementar da então recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

É uma instituição especializada em história e cultura material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século 19 e a primeira metade do século 20, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

O museu está instalado num sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século 19, que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do País, que depois ficou conhecida como Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

A exposição Itu e a Revolução de 32 está em cartaz de segunda a domingo, das 10 às 17 horas, no Centro de Estudos do Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, 140, em Itu). Grátis. São necessários o uso de máscara e comprovante de vacinação contra a covid-19. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail edu.mrci@usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.