Novos alunos devem ficar atentos às datas de matrícula

A etapa virtual da matrícula começa no dia 20/01 para medalhistas, no dia 25 para aprovados pela Fuvest e no dia 30 para aprovados pelo Sisu

O processo de matrícula dos novos alunos da USP começa na semana que vem, com a realização da etapa virtual. O primeiro grupo a efetivar a matrícula é o de aprovados por meio das olimpíadas do conhecimento, que devem realizar a etapa virtual nos dias 20 e 21/01. O período de matrículas para os aprovados pelo vestibular da Fuvest vai do dia 25 ao dia 28/01, e o dos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU), de 30/01 a 4/02.

Olimpíadas do conhecimento

Lista de aprovados foi divulgada no final de 2019

matrícula dos estudantes aprovados em olimpíadas do conhecimento

JANEIRO

20 a

Fuvest

JANEIRO

24

Divulgação da lista de aprovados da Fuvest

matrícula dos estudantes aprovados na primeira chamada da Fuvest

JANEIRO

25 a

SiSU

JANEIRO

28

Divulgação da lista de aprovados do SiSU

matrícula dos estudantes aprovados na primeira chamada do SiSU

JANEIRO

30 a

FEVEREIRO

04

É importante lembrar que a realização da etapa virtual da matrícula não elimina a obrigatoriedade da etapa presencial e da apresentação dos documentos originais para conferência. A etapa presencial será realizada nos dias 18 e 19 de fevereiro – ou seja, durante a Semana de Recepção aos Calouros.

O aluno aprovado deve acessar o sistema JúpiterWeb, clicar em “Etapa Virtual – Matrícula de Ingressante”, preencher os dados e solicitar chave de acesso. O sistema enviará para o e-mail cadastrado um código e, a partir daí, terá início o processo de matrícula.

Matrícula virtual de alunos ingressantes da USP em 2020

Confira se seu nome está na lista de aprovados da USP

Separe os documentos em formato digital (arquivo PDF, JPG, PNG ou GIF) conforme opção feita na inscrição

(Ampla concorrência,
Escola Pública e PPI)

Clique em Etapa Virtual - Matrícula de Ingressante

Preencha os campos conforme você informou no momento da inscrição da Fuvest ou do SiSU

Clique em
Solicitar chave de acesso

Volte ao sistema e copie e Token no campo da chave de acesso

Clique em iniciar matrícula e preencha os dados seguindo as etapas

Visualize e imprima o comprovante de matrícula

Não se esqueça de confirmar sua matrícula na etapa presencial nos dias 18 e 19 de fevereiro

Em caso de dúvida, o estudante poderá entrar em contato com a equipe de Suporte da Graduação pelos telefones (11) 3091-3403 ou 3091-3442, ou pelo e-mail suportegrad@usp.br. O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto nos dias 25 (sábado) e 26/01 (domingo), quando haverá atendimento no mesmo horário.

Documentos

Os documentos exigidos para a matrícula deverão ser enviados digitalizados pelo sistema. Serão aceitos vários formatos de imagem (pdf, jpg, png e gif), inclusive fotos geradas pelo telefone celular.

  • •          Documento de identidade oficial
  • •          Foto recente
  • •          Certificado de conclusão do Ensino Médio
  • •          Histórico escolar
  • •          Estudantes de origem indígena inscritos nas vagas destinadas a políticas ações afirmativas devem enviar também o registro administrativo de nascimento indígena

Para cada aluno, o sistema solicitará os documentos de acordo com a opção feita na inscrição da Fuvest ou do SiSU: Ampla Concorrência (AC), Escola Pública (EP) e Pretos, Pardos e Indígenas (PPI). 

Os alunos selecionados pelo SiSU nas políticas de ações afirmativas EP-L1 e PPI-L2 terão uma etapa adicional para a comprovação de condição socioeconômica.

A USP disponibilizou vídeos explicando o passo a passo das etapas da matrícula. Confira a seguir:

MATRÍCULA VIRTUAL

Ingresso via Competições do Conhecimento e Ampla Concorrência (AC)

MATRÍCULA VIRTUAL

Ingresso via Ação Afirmativa Escola Pública (EP)
.

MATRÍCULA VIRTUAL

Ingresso via Ação Afirmativa autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI)

Medalhistas olímpicos

Neste ano, a USP adotou mais uma forma de ingresso em seus cursos de graduação, destinada a estudantes classificados em olimpíadas do conhecimento nacionais e internacionais. Do total de mais de 1.500 inscritos, 81 alunos foram classificados. Os vencedores das olimpíadas farão a etapa virtual da matrícula nos dias 20 e 21 de janeiro.

A seleção foi feita de acordo com um sistema de pontuação que teve como base a medalha obtida pelo aluno na competição. As olimpíadas aceitas para a seleção e a pontuação mínima exigida foram definidas pelas Unidades de Ensino e Pesquisa nas quais os cursos são oferecidos. Entre as competições aceitas estão as olimpíadas nacionais e internacionais nas áreas de Matemática, Física, Biologia, Química, Astronomia, Informática e Robótica.