Podcast explica sobre fontes históricas e conservação de documentos na era digital

Pesquisadores do Laboratório de Estudos Medievais da USP explicam de maneira fácil e didática sobre a base de trabalho dos historiadores e como trabalhar com acervos digitais; episódio está disponível na internet

 25/02/2022 - Publicado há 7 meses
Foto: Divulgação/DPA Monopol

.
O que é uma fonte histórica? Como historiadores as acessam e quais os principais cuidados metodológicos no manuseio delas? Essas são algumas questões do novo episódio do podcast Estudos Medievais, produção do Laboratório de Estudos Medievais (Leme) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Disponível no streaming de podcast Spotify neste link ou na página do Guia Medieval, o podcast também aborda o impacto da era digital na pesquisa e como o campo das Humanidades Digitais pode contribuir para o trabalho do historiador. Portanto, os especialistas abordam muito mais que questões relacionadas ao período medieval e procuram explicar sobre o trabalho do historiador.

Para comentar estes temas em cerca de 50 minutos de áudio, participam Vinicius Marino Carvalho, doutorando em História Econômica pela USP, e Thiago Juarez Ribeiro da Silva, professor de História Antiga e Medieval na Universidade de Brasília (UnB); a mediação é feita por Eric Cyon Rodrigues, todos pesquisadores do Laboratório de Estudos Medievais.

“Independente das teorias, dos métodos e do período que o historiador escolhe para seu trabalho, a fonte histórica é o material basilar e essencial do seu estudo. Sem as fontes, não há história como campo científico”, inicia o episódio. “As fontes não são meros relatos sobre eventos, mas vestígios por meio dos quais o historiador retira dados sobre as sociedades de outros períodos.” A partir dessa questão, os pesquisadores falam sobre o que é considerado fonte, desde um registro de contabilidade até um caco de cerâmica.

Clique no player abaixo para ouvir o episódio:

.
Os pesquisadores também falam sobre como a digitalização trouxe maior facilidade para acessar os documentos históricos, já que é possível consultá-los em sites de bibliotecas e arquivos que digitalizam seus acervos, e quais são as implicações teóricas e metodológicas dessa passagem.
“O acesso contribui imensamente para a democratização da pesquisa e hoje é possível fazer uma pesquisa de alto nível sem sair de casa”, destaca Carvalho.

Eles também explicam sobre as implicações metodológicas na análise das fontes. Por exemplo, como as tecnologias digitais que envolvem fontes manuscritas tornaram o processo de análise muito mais rápido e sem possibilidade de erro, já que antes o historiador precisava fazer a transcrição de forma manual.

+ Mais

O que você quer saber sobre a Idade Média? Guia da USP ajuda a encontrar

Um podcast com bibliografia

O objetivo do podcast Estudos Medievais é divulgar conteúdos produzidos por pesquisadores sobre História, Arqueologia, História da Arte e Antropologia. Os episódios são mensais e alguns têm entrevistas, apresentações e bate-papos (em inglês) com estudiosos de História Medieval que atuam fora do Brasil.

O roteiro de cada programa é construído em torno de uma bibliografia atualizada sobre o tema e são apresentadas em cada conversa as fontes utilizadas para o estudo daquilo que se discute e as linhas de pesquisa atuais. Entre os temas já abordados nos episódios estão as Cruzadas, a influência do papado nos governos, a biografia do imperador Carlos Magno, o feudalismo, a cultura material dos reinos bárbaros e a relação entre games e história.

Para acompanhar o podcast acesse: Guia Medieval, Spotify, Apple Podcasts ou Google Podcasts

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.