Interessados podem responder pesquisa sobre desejos por alimentos

Estudo da Faculdade de Medicina da USP quer verificar vontade intensa por comida e nível de compulsão alimentar

 08/08/2018 - Publicado há 6 anos
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Uma pesquisa de mestrado da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em São Paulo, busca voluntários para responder um questionário on-line sobre desejo por alimentos e comportamento alimentar. O público-alvo são estudantes da USP, mas qualquer pessoa pode responder.

Os participantes responderão anonimamente as perguntas e a única informação pessoal solicitada será o e-mail. Após três meses, será enviado um link para se responder o questionário novamente. O objetivo é verificar o desejo intenso por alimentos (craving) e nível de compulsão alimentar, caso exista, neste período.

Os riscos previstos para os participantes incluem pequeno desconforto devido ao preenchimento de questionários que trazem à lembrança o histórico de comportamento relacionado à compulsão alimentar.

O tempo para preenchimento é de, no máximo, 20 minutos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da FMUSP.

É garantida a liberdade da retirada de consentimento a qualquer momento e deixar de participar do estudo. As informações  serão analisadas em conjunto com as de outros voluntários, não sendo divulgada a identificação de nenhum participante.

O pesquisador responsável assume o compromisso de utilizar os dados somente para esta pesquisa, garantindo sigilo, privacidade e anonimato.

Mais informações: e-mail pesquisadesejosporalimentos@gmail.com 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.