Ideias para adiar o fim do mundo estão em destaque no boletim “Dia e Noite com as Estrelas”

Livro do indigenista Ailton Krenak compartilha reflexões sobre o cosmo e a ligação da humanidade com a terra; além disso, a nova edição continua explorando a natureza da luz e aborda a velocidade das estrelas

06/03/2024 - Publicado há 2 meses
Edição aborda o cosmo e a ligação da humanidade com a Terra – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A edição de fevereiro do boletim Dia e Noite com as Estrelas, produzido pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, já pode ser baixada gratuitamente neste link.
A nova edição do boletim continua explorando a natureza da luz e como cientistas desde o século 17 revelaram características sobre o comportamento desse fenômeno e sobre o meio em que se propaga. Em Curiosidades, são abordadas as estrelas com velocidades excepcionalmente altas e como o seu estudo nos dá informações importantes sobre a Via Láctea; e em Astronomia Cultural, Ailton Krenak revela em seu livro a natureza e o cosmos, e as ideias para adiar o fim do mundo.

No livro Ideias para adiar o fim do mundo, o líder indigenista Ailton Krenak compartilha reflexões sobre o cosmo e a ligação da humanidade com a Terra, como destaca o professor Carlos Volgarin (Instituto de Matemática e Estatística da USP). “Krenak descreve uma narrativa ancestral sobre uma cosmovisão do mundo, onde seja possível compartilhar e aplicar conhecimento na interação com outras pessoas e o mundo, respeitando a tradição de diferentes povos originários. A cosmovisão de Krenak explora a Terra como organismo e, por consequência, o humano como parte, e como os tempos modernos trouxeram problemas para a natureza, pois a interação humana tem causado destruição e mudanças ambientais”, informa o professor.

Última edição do boletim – Foto: Divulgação/IAG USP

Segundo o autor do artigo, é “por meio de um ‘despertar’ que Krenak convoca a participação da humanidade para assumir o controle da nossa conexão profunda com a Terra. Pensamento semelhante é a conclusão do episódio O limiar da eternidade (Cosmos, 1980), no qual Carl Sagan explora o destino do universo e pauta o futuro da humanidade onde nos tornemos cidadãos do Cosmos”, compara o professor. Como lembra o professor, durante o episódio é explorada a religião Hindu e como o festival de Pongal celebra os ciclos da natureza, pois suas crenças são baseadas em um infinito número de mortes e renascimentos. Como diz o próprio Krenak, “a cosmologia faz com que encaremos grandes mistérios, questões que eram apenas tratadas por religiões e mitos”.

Luz e estrelas

“O que comumente chamamos de luz é uma onda eletromagnética cuja frequência é tal que pode sensibilizar nossos olhos, podemos vê-la. As cores que vemos correspondem às diferentes frequências da luz. Entre uma infinidade de frequências, temos ondas eletromagnéticas divididas em algumas faixas bastante conhecidas e que não podemos ver com nossos olhos: raio-X, micro-onda, onda de rádio, infravermelho, ultravioleta, etc.”, afirma o professor Ramachrisna Teixeira (IAG-USP), acrescentando que essa compreensão representou uma revolução gigantesca no mundo, exemplificando com a intuição de Faraday e as equações de Maxwell.

Outro destaque é o texto S-plus: Explorando as estrelas de alta velocidade na Via Láctea, de Júlia Mello de Oliveira (IAG – USP). Segundo a autora, com base em observações detalhadas das posições e movimentos das estrelas, as velocidades das principais populações estelares da Via Láctea são bem estabelecidas, mas outras estrelas não seguem o padrão esperado de velocidade a apresentam velocidades atipicamente altas. “As altas velocidades dessas estrelas geralmente estão ligadas a eventos astrofísicos extremos, tais como explosões de supernovas em sistemas de duas estrelas, interações de sistemas binários (estrelas duplas) com o buraco negro no centro da nossa galáxia ou fusões de galáxias anãs com a Via Láctea no passado”, informa. Para compreender melhor essa população, ela faz uso de um estudo de um grupo liderado pelo pesquisador Fredi Quispe Huaynasi, do Observatório Nacional, do Rio de Janeiro, que examina 64 estrelas com velocidades superiores a 400 km/s em relação ao centro da nossa galáxia.

O boletim

Lançado em setembro de 2020, o boletim Dia e Noite com as Estrelas tem o objetivo de levar a todos os interessados temas de grande relevância na Astronomia, em linguagem acessível, eventos, informações do céu noturno no período correspondente, seção de perguntas e respostas, entre outros tópicos. Com periodicidade mensal, é produzido por estudantes de graduação e pós-graduação da USP, coordenados pelo professor Ramachrisna Teixeira, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG).

Confira a última edição do boletim neste link. Acesse as edições anteriores clicando aqui. Caso queira recebê-lo diretamente, inscreva-se na lista de transmissão. Mais informações pelo e-mail contatodncestrelas@gmail.com