Guia orienta profissionais da saúde sobre alimentação saudável para gestantes

Material aborda a importância do ganho de peso adequado na gravidez e propõe realização de oficinas práticas durante atenção básica de saúde

 09/04/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 23/04/2021 as 15:38
Por
Material orienta sobre ganho de peso gestacional adequado – Foto: EBC/Agência Brasil

.

Gerar uma criança é um momento muito especial e de muitas mudanças físicas, hormonais e psicológicas na vida de uma mulher. Para garantir o desenvolvimento saudável do bebê e evitar complicações para a saúde materna, é preciso manter uma alimentação equilibrada e ter bons hábitos na rotina. Neste momento, o trabalho dos profissionais da atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS) se torna essencial para orientar as gestantes.

Um grupo de pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão (FMRP) da USP, em parceria com alguns nutricionistas e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, desenvolveu a cartilha Promoção de alimentação saudável e ganho de peso adequado na gestação: um guia para profissionais da atenção básica para instruir profissionais da atenção básica do SUS a orientar sobre ganho de peso gestacional adequado, além de alimentação saudável e prática de atividade física regular na gravidez.

A iniciativa surgiu da dificuldade em transmitir informações claras e corretas para gestantes na atenção básica. “Esses profissionais atuam na atenção básica e fortalecem as mudanças no estilo de vida. Quando fazemos esse movimento de levar informação para a comunidade, oferecemos respostas e apresentamos os caminhos com conhecimento científico”, conta Maria Beatrix Stern, aluna do curso de Nutrição e Metabolismo da FMRP e autora do guia.
.

Cartilha está disponível gratuitamente na internet [clique na imagem para ver] – Foto: Reprodução/FMRP
.

A cartilha aborda temas relacionados à gestação, como: ganho de peso gestacional, alimentação saudável na gravidez e prática de atividade física. Além disso, propõe três oficinas para serem realizadas com gestantes no âmbito da atenção básica; são oportunidades para estabelecer o diálogo, promover interação e incentivar a troca de experiência, gerando construção coletiva do conhecimento.

Maria Beatrix Stern, aluna do curso de Nutrição e Metabolismo, e a professora Lívia Castro Crivellenti, ambas da FMRP – Fotos: Arquivo pessoal

“Este Guia é fruto de um projeto de extensão da FMRP, fortalecendo um dos pilares da Universidade, que é ter o compromisso social frente à comunidade. Além disso, a integração com a comunidade é sempre um grande aprendizado, por meio das experiências vivenciadas e dos diversos conhecimentos que são produzidos”, conclui Lívia Castro Crivellenti, professora colaboradora da FMRP e coautora da cartilha.

A coordenação geral da cartilha foi realizada pela professora Daniela Saes Sartorelli da FMRP e contou com a colaboração das pós-graduandas da FMRP Izabela da Silva Santos, Maria Carolina de Lima, Mariana Rinaldi Carvalho, Naiara Franco Baroni e Natalia Posses Carreira, e das nutricionistas Maria Tereza Cunha Alves Rios e Daniela Vieira Pallos, da médica Janaina Boldrini França e das enfermeiras Fátima Aparecida de Bonifácio Heck e Patrícia Lázara Serafim Campos Diegues, todas da Secretária Municipal de Saúde de Ribeirão Preto.

Mais informações: mariabeatrix@usp.br

Ouça no player abaixo entrevista de Maria Betrix Stern e da professora Lívia Castro Crivellenti ao Jornal da USP no Ar, Edição Regional.

Logo da Rádio USP

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.