Traqueostomia exige abordagem especializada

Traqueia possui várias relações anatômicas com outras estruturas importantes

 12/11/2018 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

Nesta edição do Anatomia Responde, o professor Luis Fernando Tirapelli descreve a sintopia localizada no segmento pescoço, a relação anatômica entre a traqueia cervical e as estruturas localizadas anteriormente e lateralmente a ela. 

O professor Tirapelli explica que a traqueia possui várias relações anatômicas com outras estruturas importantes que devem ser consideradas quando há necessidade de abordagem cirúrgica de emergência, a traqueostomia. “A abertura da parede anterior da traqueia estabelece via respiratória em pacientes com obstrução das vias aéreas superiores ou insuficiência respiratória causada, por exemplo, por politraumatismo.”

Tirapelli alerta que “com tantas estruturas anatômicas que possuem relações anteriores e laterais importantes com a traqueia, a traqueostomia deve ser realizada por cirurgião especialista”.  

O boletim Anatomia Responde é produzido pelo professor Luis Fernando Tirapelli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, e pode ser conferido na íntegra no áudio acima.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.