Fundo de apoio à Poli alcança R$ 20 milhões em patrimônio

Recursos são administrados por profissionais do mercado e investidos em projetos da Escola Politécnica da USP

05/11/2018 - Publicado há 5 anos
Um dos projetos apoiados pelo fundo patrimonial é o InovaLab@Poli, um laboratório que oferece recursos avançados para projetos de engenharia (softwares, hardware, impressoras 3D, oficinas mecânica e eletrônica), com acesso livre para alunos da Escola Politécnica e da USP – Foto: Facebook InovaLab

.
R$ 20 milhões. Esse é o valor que o fundo patrimonial Amigos da Poli atingiu em setembro. O dinheiro é utilizado para o financiamento de projetos da Escola Politécnica (Poli) da USP, em São Paulo. Criado em 2012, o Fundo Patrimonial Amigos da Poli é uma associação criada por ex-estudantes da escola para captar doações.

Esse modelo de arrecadação, chamado de endowment, é comum em universidades do exterior. Qualquer pessoa pode contribuir com o fundo. O dinheiro arrecadado é administrado por profissionais do mercado e a decisão da utilização dos recursos fica sob responsabilidade de um conselho deliberativo indicado por doadores.

Todo ano, o Amigos da Poli lança um edital de projetos para que alunos, professores e funcionários da Escola Politécnica possam participar. Os projetos são cadastrados e os melhores são selecionados e contemplados com o valor em dinheiro que possibilite sua execução.

Evolução do fundo patrimonial gerido pela associação Amigos da Poli – Fonte: Amigos da Poli

A escolha dos beneficiários é feita por uma banca, formada por doadores do fundo, professores da Poli e conselheiros, que avalia critérios como liderança, empreendedorismo, cidadania e inovação. Caso o fundo não possa fornecer os recursos necessários à realização integral da proposta, é comum que o participante organize a ideia em algumas etapas de desenvolvimento.

+ Mais

Doações de ex-alunos impulsionam projetos da Escola Politécnica

Já foram mais de 80 projetos apoiados e 3,5 mil estudantes impactados com a iniciativa. Interessados em doar recursos para o fundo podem consultar o site.

No vídeo abaixo, conheça histórias de estudantes que fizeram parte da Poli e, hoje, contribuem com o desenvolvimento da escola: