Férias nos museus da USP promovem diversão e conhecimento para todos

No mês de janeiro há várias opções de atividades gratuitas dentro e fora dos campi da USP, na capital e no interior, para o público de todas as idades

 10/01/2024 - Publicado há 4 meses

Os museus, institutos e centros culturais da USP são uma ótima opção de passeio nas férias de janeiro, garantindo diversão e aprendizagem ao mesmo tempo. Há várias opções de programação gratuita e para todas as idades, na capital e no interior. Confira abaixo:

Museu do Ipiranga

Museu do Ipiranga tem exposição permanente dividia em dois eixos temáticos – Foto: Jessica Mangaba / MI

.
Nos dias 17, 19 e 20 de janeiro o museu vai oferecer oficinas de pintura, caça-detalhes e passatempos com jogos e materiais de mediação. Com as atividades, o público poderá conhecer de forma lúdica e divertida detalhes sobre o acervo do Museu. As ações terão inscrições gratuitas, com programações voltadas a diversas idades. Será necessário obter ingresso para acessar o museu, que é gratuito no dia 17 e com opções de inteira e meia-entrada nos dias 19 e 20.

Em parceria com o programa Sesc Mesa Brasil, o Museu do Ipiranga também está promovendo a segunda edição do Ação Contra a Fome, iniciativa que incentiva o público visitante do museu a doar alimentos no posto de arrecadação no local.

Os visitantes devem levar os alimentos não perecíveis nos dias de acesso gratuito ao museu, às quartas-feiras dos meses janeiro e fevereiro. Os ingressos gratuitos são limitados e sujeitos a disponibilidade, com distribuição feita a partir das 10 horas, individualmente, por ordem de chegada e sem agendamento. Como o museu está recebendo uma grande demanda de visitantes nesse período de férias escolares, os ingressos podem esgotar em pouco tempo.

Para visitar o museu em outros dias, o valor do ingresso é de R$ 30 (inteira), que pode ser comprado on-line pela plataforma Sympla neste link. Também é possível fazer a compra diretamente na bilheteria, a partir das 9 horas, com ingressos limitados.

O Museu do Ipiranga tem 11 exposições permanentes, contando com 3.700 itens de acervo, sendo que 353 deles receberam tratamento multissensorial, facilitando as interações táteis e olfativas – há salas com cheiros -, além de material em braile. Os objetos datam dos séculos 19 e 20, mas há itens mais antigos, que remontam ao Brasil colonial. São pinturas, esculturas, moedas, documentos textuais, fotografias, objetos em tecido e madeira e duas maquetes de grande porte.

O Museu do Ipiranga fica na Rua dos Patriotas 20, bairro do Ipiranga, em São Paulo. Acompanhe o museu no Facebook e no Instagram.

————————-

Museu de Zoologia (MZ)

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
O Museu de Zoologia (MZ) da USP tem uma programação especial de férias de 12 a 28 de janeiro, às sextas, sábados e domingos, no horário das 13 às 17 horas. São jogos, leituras, oficinas, desenhos para colorir e atividades interativas envolvendo os temas do museu. No dia 12 de janeiro, sexta-feira, por exemplo, haverá a oficina de pintura Mariposas do Cerrado que será realizada pela bióloga e ilustradora científica Daniela Bená, que vai ensinar as técnicas e os segredos para criar belas ilustrações de mariposas. A oficina é gratuita e aberta para todos os públicos.

Além da programação de férias, também é possível conferir as exposições permanentes, que incluem um dos maiores acervos zoológicos da América Latina, com mais de 10 milhões de exemplares preservados. Na mostra Biodiversidade: Conhecer para Preservar o objetivo é discutir os padrões e processos da biodiversidade brasileira e conscientizar o público sobre a importância da preservação ambiental.

A exposição temporária A vida secreta dos peixes-elétricos traz exemplares vivos de três espécies, emprestados por meio de uma parceria com o Aquário de São Paulo, e outros conservados, parte da coleção do museu.

É possível visitar as exposições de quarta a domingo, inclusive feriados, das 10 às 17h, com última entrada às 16h30.

As visitas e atividades de férias são gratuitas. O MZ fica na Avenida Nazaré 481, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Saiba mais sobre o museu na página https://mz.usp.br e nas redes sociais Facebook e Instagram.

————————-

Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE)

Foto: Reprodução/Site MAE

.
O museu vai oferecer atividades de férias do dia 15 a 24 de janeiro, das 14 às 17 horas, com atividades baseadas em uma das exposições que está em cartaz: a Resistência já! Fortalecimento e união das culturas indígenas Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena. As atividades serão distribuídas em seis dias diferentes, e cada dia será atendida uma faixa etária: 15/01 (segunda-feira) crianças de 6 a 8 anos; 17/01 (quarta-feira) crianças de 9 a 11 anos; 18/01 (quinta-feira) crianças de 6 a 8 anos; 19/01 (sexta-feira) crianças de 9 a 11 anos; 22/01 (segunda-feira) adolescentes 12 a 16 anos; e 24/01 (quarta-feira) adolescentes de 12 a 16 anos. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas e abertas ao público. Para se inscrever o interessado deve entrar em contato através do e-mail ou do telefone do Educativo do museu.

Fora das atividades de férias, a exposição Resistência já! pode ser visitada de segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 9 às 17 horas. O visitante pode conferir fotografias, vestimentas e demais artefatos selecionados pelos próprios indígenas, para ensinar e aproximar os visitantes da cultura e das tradições dos povos indígenas do Brasil.

Também é possível ver a Reserva Técnica Visitável, uma coleção de arqueologia amazônica que conta com diferentes artefatos arqueológicos de várias regiões da Amazônia, e evidenciam as formas de ocupação indígena desses territórios. A reserva também é aberta à visitação para além do programa de férias, sendo necessário um agendamento prévio para o atendimento ao público.

Confira a página https://mae.usp.br e as redes sociais do museu: Facebook e Instagram. O MAE fica na Avenida Prof. Almeida Prado 1466, na Cidade Universitária, bairro do Butantã, em São Paulo.

————————-

Casa de Dona Yayá

Foto: Reprodução/PRCEU-USP

.
A programação de janeiro inclui o Domingo na Yayá com opções de atividades de cultura e extensão gratuitas e abertas ao público em geral.

No dia 14, da 11 às 12 h, haverá o Movimento e saúde mental: hatha yoga, uma aula aberta para iniciantes e praticantes de todas as idades, sem necessidade de inscrição. No dia 21, das 11 às 12h, haverá a Visita mediada: conheça a Casa de Dona Yayá com monitores do próprio centro cultural. No dia 28, das 11 às 15h, a casa oferece a Oficina de férias: a pré-história ao alcance de todos. Trata-se de uma oficina lúdica e educativa para confecção de réplicas de animais pré-históricos do Brasil e do mundo, de diferentes idades geológicas. Para crianças acima de sete anos e adultos. As inscrições devem ser realizadas no local.

O centro também promove roteiros pelo patrimônio da USP com visitas pelo campus de São Carlos (dia 24, às 14 horas) e também pelo campus Butantã (dia 31, às 9 horas) com inscrições antecipadas neste link.

Confira a programação completa no site do CPC e nas redes sociais Facebook e Instagram.

A Casa de Dona Yayá fica na Rua Major Diogo, 353, no bairro do Bixiga, em São Paulo.

————————-

Museu de Anatomia Humana (MAH)

Exposição De Humani Corporis Fabrica no Museu de Anatomia Humana da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Durante os meses de janeiro e fevereiro, o Museu de Anatomia Humana (MAH) estará aberto para visitação de terça à sexta, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas. A entrada é gratuita sem necessidade de agendamento. Ele abriga a preciosa coleção de peças anatômicas do Professor Alfonso Bovero, que datam desde o início do século XX.

Além do acervo permanente, os visitantes podem conferir a exposição De Humani Corporis Fabrica com fotografias de peças do museu, muitas delas preservadas há mais de 70 anos.  O título da exposição faz referência a obra de Andreas Vesalius que apresenta uma série de livros com ilustrações anatômicas publicado em 1534, com a representação anatômica que vai do desenho e gravura à fotografia.

O MAH está localizado na Avenida Prof. Lineu Prestes 2415, na Cidade Universitária, bairro do Butantã, em São Paulo. Para saber mais acesse a página http://museu.icb.usp.br ou as redes sociais Facebook e Instagram.

————————-

Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Instalação As Maravilhas exibe série de 17 esculturas que homenageiam personalidades brasileiras – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
Nas férias de janeiro, o Museu de Arte Contemporânea da USP segue com a programação regular de exposições. O horário de funcionamento é das 11 às 21 horas, de terça a domingo com entrada gratuita. O museu fica fechado às segundas.

A exposição Tempos Fraturados, propõe uma reflexão sobre quais obras e quais artistas presentes no acervo contam sobre a experiência histórico-político-social dos séculos 20 e 21, vivida a partir do Brasil.

Na exposição as maravilhas*, que vai até 28 de janeiro, o público pode conferir o trabalho do artista plástico Laercio Redondo em colaboração com o arquiteto Birger Lipinski. São 17 móbiles dispostos pela Clareira que retratam personagens como Chiquinha Gonzaga, Ney Matogrosso, Leila Diniz, Linn da Quebrada, Madame Satã e Anitta através de esculturas móveis.

Em Trajetos de identidade: Bel Ysoh há uma série de esculturas inspiradas na técnica centenária de porcelana branca, juntamente com pinturas, desenhos, fotografias e vídeos. Os trabalhos remetem a ícones culturais coreanos – Jarros Lua, cerimônia do chá e regras de comportamento – para confrontá-los.

Em outra mostra, Lugar Comum, a proposta é abrir espaço para que a curadoria seja experimentada como um processo compartilhado entre as curadoras, os artistas selecionados para a mostra e os interlocutores convidados.

Em 4 em 1 – Museus da USP, a exposição discute e apresenta os processos curatoriais em quatro dos museus da USP: Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Museu de Zoologia (MZ) e Museu Paulista (MP).

Rastro dos restos, de Ricardo Ribenboim, apresenta 77 obras da produção recente do artista, divididas em quatro grandes séries, que evidenciam seu procedimento de trabalho a partir da ação do tempo sobre suas ideias e sobre os materiais que coleta e utiliza.

Por último, a exposição Biógrafo: Daniel Senise, apresenta 37 obras do artista produzidas entre 1992 e 2022. Reconhecido sobretudo como pintor, Senise produz suas próprias “tintas” com resíduos que se acumulam em locais abandonados, coletados por meio de um processo moroso de decalque com resultados muitas vezes imprevisíveis.

Acompanhe a programação do MAC no site do museu e nas redes sociais Facebook e Instagram.

O MAC fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, em São Paulo, próximo ao Parque do Ibirapuera.


No interior

Itu – Museu Republicano de Itu

Visitantes na abertura da exposição “Cores Nyotas”, que segue aberta até abril de 2024 – Foto: Jean Gomes de Souza/MRI

.
O Museu Republicano de Itu preparou diversas atividades para o mês de janeiro direcionadas ao público de todas as faixas etárias. As ações educativas buscam refletir sobre a presença das mulheres na narrativa das exposições e dos acervos do Museu Republicano.

As atividades inspiram-se no diálogo entre as fotografias contidas na exposição Cores Nyotas e nas telas expostas recentemente em diferentes exposições do museu. A exposição é composta por uma série de 18 retratos em grande formato sobre o Grupo de Mulheres Negras Nyotas, em parceria com a fotógrafa Pola Fernandez.

No dia 17 de janeiro, às 14 horas, haverá a oficina de bonecos de papel As cores tecidas no museu, para crianças a partir dos cinco anos. A partir dos retratos do acervo do museu com representações femininas, os participantes serão convidados a criar uma boneca de papel para pensar sobre as vestimentas e representação das retratadas.

No dia 24, às 14h30, haverá roda de conversa sobre a exposição Cores Nyotas e oficina de turbantes com o Grupo de Mulheres Negras de Salto Nyotas e a artista Pola Fernandez.

No dia 27, às 11h, acontece a contação de histórias Com quantos fios se faz uma história? inspirada no livro Vestido de Menina de Tatiana Filinto e ilustração de Anna Cunha. Às 14 horas haverá a oficina educativa As mulheres do museu vestem chita: raça, classe e gênero, atividade prática de colagem em tecido utilizando chita e reproduções de telas do acervo.

Mais informações no site https://museurepublicano.usp.br ou Instagram.

O Museu Republicano de Itu fica na rua Barão do Itaim, 67, no centro histórico da cidade de Itu, em São Paulo.

————————-

São Carlos – Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC)

Tardes de férias no CDCC – Foto: Divulgação/CDCC-USP

.
O CDCC tem programação especial até o dia 26 de janeiro, das 14h30 às 17 horas, com oficinas, palestras e jogos. É preciso fazer inscrição clicando neste link e na atividade desejada. As vagas são limitadas.

Voltada para o público infanto-juvenil, a programação conta com o Show da Física (dia 15); Geleca colorida e Cineminha com o filme Evolução da Baleia (dia 16); Matemática Divertida, oficina Flutua e Afunda e Construindo planadores de papel (dia 17); Geleca colorida, filme Donald no País da Matemágica e gincana matemática (dia 18); Varal de histórias, oficina O que faz o pão crescer? e Sextou no observatório (dia 19). Para conferir a programação completa clique aqui.

Além da programação de férias, os espaços de exposição do CDCC poderão ser visitados livremente, sem necessidade de inscrição, das 9h às 12h de terça a sexta-feira e das 14h30 às 17h de segunda a sexta-feira. Estão disponíveis os espaços Casa Maluca, Sala de Eletricidade, Jardim da Percepção, Exposição Bicho: Quem te viu, quem te vê”, Espaço Interativo de Ciências, Biblioteca com jogos educativos e Espaço Lúdico.

Acompanhe a programação pela página do centro e nas redes sociais Facebook e Instagram.

O CDCC fica na rua Nove de Julho, 1227, no centro, em São Carlos, São Paulo.

————————-

Piracicaba – Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz

Museu Luiz de Queiroz – Foto: Roberto Amaral/Esalq

.
Sediado na Escola Superior Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba, o museu promove até o dia 31 de janeiro, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, a exposição Vamos falar de Astronomia. A entrada é gratuita e aberta ao público de todas as idades.

A exposição conta com quatro ambientes temáticos, promovendo conhecimentos por meio de experimentos, práticas e materiais lúdicos, com o objetivo de proporcionar a interação entre o visitante e a mostra. A sala 1 possui os temas: O que é a astronomia, Mulheres na astronomia, Telescópio, Esfera armilar, além de Bússola, Astrolábio e Sextante. A sala 2 traz os temas Experimentos, O Universo, Galáxia e planetas e Estrelas e buracos negros. A sala 3 traz conteúdos sobre Constelações e Eclipse, e a sala 4 Estações do ano e Calendário.

Mais informações na página do museu neste link e no Instagram.

O museu fica ao lado do Pavilhão da Engenharia da Esalq, na avenida Pádua Dias, 11, em Piracicaba, São Paulo.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.