Faculdade de Medicina cria fundo para financiar projetos acadêmicos

Projeto FMUSP Endowment vai investir doações em bolsas, cursos e outras iniciativas para melhorar a formação dos estudantes

24/10/2016 - Publicado há 8 anos
20161024_FMUSP_Endowment_cartaz_capa
Foto: Divulgação

Embora tanto o conceito como a prática do endowment sejam ainda pouco conhecidos no País, algumas iniciativas têm trazido para as universidades brasileiras a discussão sobre novas formas de captar e investir dinheiro para custear suas atividades. Na última sexta-feira, dia 21 de outubro, a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) lançou oficialmente seu fundo de doações, o FMUSP Endowment.

“Vejo isso como uma iniciativa muito importante para não dependermos unicamente de recursos públicos, que são escassos”, afirma o diretor da Faculdade, José Otávio Costa Auler Junior. O fundo, explica o professor, é uma espécie de poupança para fortalecer a formação dos estudantes. As doações, feitas por pessoas físicas e jurídicas, são aplicadas no mercado financeiro e apenas o lucro é destinado a projetos diversos da FMUSP, com a ideia de manter recursos contínuos.

Os fundos de doação já são tradicionais em universidades internacionais, principalmente nos Estados Unidos. Para se ter uma ideia, o endowment é a maior fonte de receita no orçamento da Universidade de Harvard. Segundo a página da instituição, esses fundos representaram, no ano fiscal de 2015, 35% do orçamento total.

Assista ao vídeo sobre o FMUSP Endowment com o diretor da unidade, José Otávio Costa Auler:

De alunos para alunos

A proposta de criar um fundo de investimentos para a faculdade surgiu dos próprios alunos e já era um sonho há mais de dez anos, conta o estudante Leonardo Koyama, secretário geral do FMUSP Endowment. Ele explica que, por ora, ainda não há uma meta ou expectativa de arrecadação e que o foco neste momento será divulgar o projeto e atrair doadores.

Os rendimentos do fundo custearão, principalmente, a capacitação dos alunos, por meio de bolsas de intercâmbio, cursos e congressos, por exemplo. “Hoje, nós já apoiamos alunos carentes com bolsas. Também estamos trabalhando para trazer a ideia da inovação de maneira mais forte para a faculdade. Nossa proposta, entre outras, é criar uma disciplina optativa na graduação com esse assunto”, comenta.

Outra ação vinculada ao Endowment é o curso Fronteiras da Medicina, que traz à população em geral informações sobre o que há de mais moderno na medicina com palestras apresentadas por profissionais reconhecidos na área. O vírus zika, a vacina contra a dengue e as novas fronteiras do diagnóstico por imagem são alguns dos temas já abordados no curso. “O Endowment tem uma âncora forte na extensão”, afirma Auler Junior.

As contas do fundo são fiscalizadas pela Fundação Faculdade de Medicina, Ministério Público, Tribunal de Contas da União e auditoria externa. Há ainda um Conselho Fiscal e um Conselho Consultivo, compostos de diversas instituições da FMUSP, que vigiam as contas e aprovam os grandes projetos.

Para doar, é necessário entrar em contato pelo telefone (11) 3061-7277, com Walkiria, ou pelo e-mail endowment@fm.usp.br. Os organizadores estão finalizando uma página na internet com todos os esclarecimentos sobre o Endowment da FMUSP. É possível fazer doações únicas ou também doações mensais e anuais.

20161024_FMUSP_Endowment_3

Ex-alunos

As doações de projetos de endowment nas universidades são feitas, em geral, por ex-alunos que desejam retribuir sua formação e contribuir para a de novos estudantes. Na USP, a Escola Politécnica (Poli) é uma das unidades que já contam com um fundo de investimento, o Amigos da Poli, que em 2016 chegou ao seu quarto edital de projetos e atingiu a marca de R$ 1,175 milhão investidos. A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) é outro exemplo de unidade que criou um fundo patrimonial.