Exposição no Sesc Vila Mariana apresenta o primeiro computador brasileiro

Instalação “Patinho Feio”, que trata do primeiro computador brasileiro criado em 1972 na Escola Politécnica da USP, está aberta ao público até o dia 6 de novembro

11/10/2022 - Publicado há 2 anos
Primeiro computador brasileiro, o Patinho Feio – Foto: Kenji/AE

.
Marco fundamental para a formação de recursos humanos no mercado de tecnologia da informação e comunicação no País, o primeiro computador brasileiro, o Patinho Feio, é tema de uma exposição no Sesc Vila Mariana, na capital paulista, até o dia 6 de novembro. A exposição, que celebra os 50 anos da máquina, está no Espaço Tecnologia e Artes e conta com uma teletype, um emulador do primeiro computador brasileiro, e uma mostra iconográfica da época da inauguração do Patinho com fotografias e recortes de jornal da época.

O Patinho Feio foi projetado e construído na Escola Politécnica (Poli) da USP por professores e alunos de pós-graduação no Laboratório de Sistemas Digitais do Departamento de Engenharia Elétrica. Teve seu projeto concluído em 1972 e serviu para incrementar o ensino, a pesquisa e o nascimento da indústria de informática no Brasil. O objetivo da exposição é mostrar as contribuições da universidade pública para todo o País, e para apresentar às novas gerações a trajetória da informática no Brasil a partir desta iniciativa.

+ Mais

Cerimônia na Poli marca celebração dos 50 anos do primeiro computador brasileiro

Patinho Feio, primeiro computador construído pela Escola Politécnica, completa 50 anos

A exposição é promovida pela Poli, pela Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) e pelo Sesc, com apoio da Sompo Seguros.

Para saber mais acesse https://www.sescsp.org.br/programacao/instalacao-patinho-feio

Exposição Patinho Feio, primeiro computador brasileiro
Gratuita, até o dia 6 de novembro de 2022
Terça a sexta, das 13h30 às 21 horas, exceto feriados 12/10 e 2/11, e de sábado e domingo, das 11 às 17 horas
Local: Sesc Vila Mariana – Rua Pelotas, 141, Vila Mariana, São Paulo
Espaço de Tecnologias e Artes – ETA (3º andar – Torre A)

Clique no player abaixo e conheça um pouco da história do Patinho Feio na Série Você Sabia?

Com informações da Poli USP e do Sesc SP