50 anos do primeiro computador brasileiro criado pela USP é tema de exposição na Reitoria

Mostra localizada no Espaço USP Integração & Memória homenageia também os 50 anos da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE)

10/02/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 27/02/2023 as 17:04
No fim da mostra, é possível ver o próprio Patinho Feio, criado há 50 anos – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Há 50 anos, um grupo de professores e estudantes de pós-graduação da Escola Politécnica (Poli) da USP realizavam um feito que se tornou o marco inicial da computação no país. A criação do Patinho Feio, primeiro computador brasileiro, em 1972, além de mostrar o potencial da pesquisa da Universidade, também incentivou a instituição da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE).

A história dessa invenção, que estimulou o avanço da tecnologia brasileira, é contada na mais nova exposição realizada no Espaço USP Integração & Memória. Por meio de fotografias e acervos de jornais, é mostrado um retrospecto da atuação da Poli no início da área da informática no Brasil. No final, o visitante pode ficar frente a frente com o próprio Patinho Feio e com o Computador G10, projeto encomendado pela Marinha e que foi o primeiro liderado pela FDTE.

Na abertura da exposição, falaram o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, e o diretor de Operações da FDTE e professor da Poli, José Roberto Castilho Piqueira.

A exposição está localizada no Espaço USP Integração & Memória, no segundo andar do prédio da Reitoria, e é aberta ao público – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Piqueira relatou o processo da criação do Patinho Feio e sua importância para o contexto em que foi desenvolvido — o da Guerra Fria —, além de apontar o primeiro computador como um exemplo de uso produtivo de recursos públicos: “o Patinho Feio foi construído com verba orçamentária da Escola Politécnica. Ele não recebeu nenhum aporte externo de nenhuma entidade para ser realizado pelo esforço coletivo de alguns professores e alunos com o dinheiro equivalente ao preço de um carro popular”.

Já o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior exaltou a Poli e seus engenheiros: “a Escola é a maior e mais reconhecida instituição na área de engenharia do país, porque ela teve pessoas que lideraram, que foram importantes e que fizeram obras do porte do Patinho Feio”.

Para marcar a abertura da exposição, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária promoveu uma apresentação de cravo, executada pelo músico Sérgio Carvalho.

Espaço USP Integração & Memória

A exposição sobre os 50 anos do Patinho Feio e do FDTE estará em cartaz de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os interessados devem agendar a visita pelo e-mail espaco.memoria.usp@gmail.com.

O Espaço USP Integração & Memória foi inaugurado em julho do ano passado com uma exposição fotográfica sobre a história da construção da Torre do Relógio, um dos principais símbolos da Universidade, e já recebeu outras mostras, como a Crianças na Universidade!, em homenagem aos 40 anos de creches na USP.

Além de exposições, o espaço também está disponível para a promoção de debates e colóquios que permitam a integração entre as Pró-Reitorias – Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Cultura e Extensão Universitária e Inclusão e Pertencimento – e os órgãos da Administração Central.