Evento sobre participação das mulheres em STEM reúne pesquisadoras premiadas

Evento gratuito e on-line discute a participação das mulheres nas áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemática, com palestrantes da USP, Inca e Birmingham

 29/07/2022 - Publicado há 2 anos
Women in Science Network Webinar acontece no dia 1º/8, às 10h, on-line. Clique na imagem para se inscrever – Foto: Divulgação

 

A USP, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e a Universidade de Birmingham (UoB) promovem, na próxima segunda-feira (1º), às 10h, o Women in Science Network Webinar. O evento tem como objetivo discutir a participação das mulheres nas áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemática (STEM, na sigla em inglês). As interseccionalidades, as disparidades de gênero em posições de liderança e o ambiente de trabalho para as mulheres em instituições acadêmicas e científicas também serão abordados. 

“O evento trará a visão de pesquisadoras brasileiras de renome das áreas de STEM. A ideia é discutir os desafios e estratégias na busca da equidade de gênero em áreas em que a representação de mulheres ainda está muito aquém do desejável”, afirma Adriana Alves, diretora da área de Mulheres, Relações Étnico-Raciais e Diversidades da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP. Adriana e uma representante do Comitê de Diversidade do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apresentarão as respostas institucionais e os principais desafios para a promoção da equidade de gênero em suas respectivas instituições. 

 

Palestrantes

Uma das convidadas do evento é Márcia Barbosa, física, professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Mundial de Ciências (TWAS). Sua área de pesquisa abrange as estruturas complexas da molécula de água e suas anomalias que podem ajudar a resolver problemas do cotidiano, como a escassez de água doce no mundo. 

Em paralelo, Márcia busca maior igualdade para mulheres e meninas nas áreas STEM. Por seu trabalho, recebeu diversas premiações, como: Prêmio L’Oréal-Unesco de Mulheres nas Ciências Física (2013); Prêmio Cláudia em Ciência (2013); Nicholson Medal da American Physical Society (2009); o Prêmio Anísio Teixeira da Capes (2016), a Ordem do Mérito Científico da Presidência da República (2018) e a Medalha Silvio Torres da Fapergs (2021). Em 2020, no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a ONU Mulheres a reconheceu como uma das sete cientistas que moldam o mundo. 

Susan Squire, especialista em Políticas de Diversidade, abordará a experiência da Universidade de Birmingham com a Athena Swan Charter, certificação utilizada em todo o mundo para apoiar e transformar a igualdade de gênero no ensino superior e na pesquisa. Estabelecida em 2005 para encorajar e reconhecer o compromisso com o avanço das carreiras das mulheres em ciência, tecnologia, engenharia, matemática e medicina (STEMM, na sigla em inglês), a Athena Swan tem sido utilizada globalmente para promover a igualdade de gênero de forma mais ampla.

_______________________

+ Mais

Mulheres nas áreas STEM da USP e a busca pela equidade

Pesquisadoras revelam os desafios das mulheres para fazer ciência

O webinário compõe as atividades previstas no projeto Promoting and strengthening gender equality in higher education: A UK-Brazil perspective, elaborado pela USP, UoB e Inca e financiado pelo British Council Brasil. O edital que contemplou as propostas teve o objetivo de fortalecer os laços entre as instituições e ampliar as políticas de gênero nas universidades e institutos de pesquisa brasileiros, considerando a experiência britânica com o selo de certificação Athena Swan.

Gratuito e aberto para participantes do Brasil e do Reino Unido, o evento terá como língua oficial o inglês, mas há previsão de tradução simultânea aos ouvintes. Para participar, é necessário se inscrever neste link.

 

Confira a programação:

10:00 Brasil/2pm UK – Abertura

10h05 Brasil/2.05pm UK – Profa. Dra. Marcia Barbosa – Women in Science: The Inconvenient Truth

10h30 Brasil/2.30pm UK – Susan Squire – The UK perspective, the University of Birmingham and Athena Swan 

10h40 Brasil/2.40pm – Adriana Alves, USP

10h50 Brasil/2.50pm – Representante do Comitê de Diversidade, Inca

11h Brasil/3pm UK – Perguntas e respostas

11h30 Brasil/3.30pm UK – Encerramento


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.