Evento gratuito com mais de 160 palestras explica sobre transtornos psiquiátricos e saúde mental

“IPq Portas Abertas” será realizado dia 22 de setembro, em São Paulo, reunindo mais de 160 atividades sobre depressão, ansiedade, déficit de atenção, compulsões e terapias

 04/09/2023 - Publicado há 8 meses
Por
Renomados especialistas e profissionais do IPq conversam com a população sobre questões de saúde mental – Foto: Divulgação IPq/USP

.
A pandemia de covid-19 impactou de diversas maneiras a saúde mental dos brasileiros, dando espaço também para que as pessoas passassem a expressar abertamente questões de saúde mental e transtornos como depressão e ansiedade, entre muitos outros, e por isso nunca foi tão importante discutir os transtornos psiquiátricos. Mais de 200 especialistas do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da USP vão conversar com a população no dia 22 de setembro, em São Paulo, na ação IPq Portas Abertas 2023. Não haverá atendimentos ou consultas. A entrada é gratuita e as vagas estão sendo disponibilizadas periodicamente, sendo possível se inscrever em até cinco atividades.

O evento, que está na nona edição, vai colocar seus renomados profissionais e especialistas em contato direto com o público, para conversar, esclarecer dúvidas e prestar informação correta, em linguagem simples e com base científica, sobre a saúde mental. O objetivo é mostrar o que existe de mais atual e avançado no estudo e tratamento dos transtornos neuropsiquiátricos, além de combater o estigma e o preconceito associados às doenças mentais, estimulando as pessoas a procurarem ajuda e tratamento. 

Realizado há quase uma década, o IPq Portas Abertas inclui palestras, bate-papos, rodas de conversa e encontros, para que as pessoas se sintam acolhidas e orientadas, e possam repassar essa experiência a outros indivíduos. Serão abordadas mais de 160 patologias diferentes, entre as quais depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno bipolar, suicídio (dentro do Setembro Amarelo), dependência química, psicoses, fobias, esquizofrenia, Alzheimer, TOC, transtorno de personalidade, anorexia, bulimia, emergências em psiquiatria e muitas outras.

Além disso, as pessoas também poderão participar das práticas integrativas e complementares, tais como shiatsu, reiki, auriculoterapia, aromaterapia, entre outras; conversar com representantes das entidades de apoio CVV – Centro de Valorização da Vida; Abre – Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Pessoas com Esquizofrenia, e Abrata – Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos. Também haverá exposições de arte de pacientes; lançamento de livros; oficinas de atividades manuais, bijuterias e artesanato com pacientes e muitas outras atividades. 

O IPq Portas Abertas acontece das 8 às 17 horas na Instituto de Psiquiatria da USP, na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, Cerqueira César, próximo à estação Clínicas do Metrô, em São Paulo, SP.

Para verificar a programação completa e fazer sua inscrição é só clicar neste link. Antes, é preciso fazer o cadastro clicando aqui. Cada pessoa poderá participar de até cinco palestras. É possível solicitar certificado mediante o pagamento de uma taxa única de R$ 150,00.

.

Com informações da Assessoria de Imprensa do IPq


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.