E-book de especialistas da USP traz protocolos clínicos sobre traumas dentários

Lançado por professores da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, obra é baseada em evidências científicas

 09/08/2019 - Publicado há 5 anos
Por

Professores da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP lançaram o e-book Traumatismos na Dentição Permanente de Crianças e Adolescentes – Protocolos Clínicos (Editora Cia do eBook).

A obra é organizada pela professora Alexandra Mussolino de Queiroz, com a colaboração de outros docentes da disciplina de Odontopediatria, de cirurgiões-dentistas do Departamento de Clínica Infantil e de alunos de pós-graduação do programa de Odontopediatria da Forp.

Segundo Alexandra, traumatismo dentário é um problema odontológico frequente e atinge 25% da população ao longo da vida. “O sucesso do tratamento está diretamente relacionado ao atendimento, diagnóstico e conduta de terapêutica adequada.”

Publicado em formato e-book e adaptável a diferentes plataformas, o livro traz conteúdo atualizado baseado em evidências científicas e apresenta nove capítulos que abordam assuntos, como fraturas do dente e osso alveolar, luxações dentárias, periodonto após o traumatismo e protetores bucais. Os capítulos são ilustrados com imagens do Serviço de Traumatismos Dentários da Forp, que recebe pacientes pelo convênio com a Prefeitura Municipal da cidade e livre demanda.

A intenção, diz a professora, é ter um conteúdo com as melhores condutas, que seja acessível e esteja sempre à mão dos profissionais para o benefício da população. “Esse livro é uma clara demonstração de como atividades de extensão podem contribuir para o ensino e aprendizagem, que possibilitam oferecer à população os melhores tratamentos.”

O livro Traumatismos na Dentição Permanente de Crianças e Adolescentes está disponível no Google Play, 
Apple Store, Amazon e em plataformas de livrarias como Saraiva e Cultura. O valor é de R$ 40.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.