De móveis a cardápios, tour virtual mostra acervo do movimento republicano brasileiro

O público pode conhecer os espaços, exposições e todo o acervo relacionado ao período inicial do regime republicano; audiodescrição e realidade virtual ajudam a compreender esse importante período histórico

 17/11/2023 - Publicado há 5 meses
Uma das áreas disponíveis no tour virtual do Museu Republicano de Itu que fala sobre os retratos de Almeida Júnior, considerado o mais importante pintor paulista do século 19 – Foto: Divulgação/MRI

 

Sem sair de casa é possível percorrer todos os espaços do Museu Republicano de Itu e conhecer os itens do acervo relacionado ao período inicial do regime republicano brasileiro. O novo tour virtual foi lançado nesta sexta, dia 17 de novembro, como parte das atividades em comemoração à Proclamação da República (15 de novembro de 1889). A visita pode ser feita por meio deste link.

Durante o trajeto, os internautas contam com audiodescrição dos conteúdos e mensagens em áudio que guiam as visitas e descrevem os itens apresentados, além da visualização, em três dimensões, do acervo e da arquitetura do museu. Outro recurso disponível é a utilização de óculos de realidade virtual, e além disso, em todos os ambientes existem ícones de informação, que abrem telas com detalhes a respeito do edifício, dos acervos e das exposições no local.

Entre as novidades estão exposições que entraram em cartaz a partir de 2020, quando foi lançado o primeiro tour virtual, e novas imagens, que foram incorporadas, de todos os ambientes do prédio, como explica a professora Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora técnico-científica do museu. Segundo ela, o novo tour contempla as mostras Circulações da Convenção de Itu e Miguelzinho Bordado, além de Viagens Fluviais: Homens e Canoas na Rota das Monções, que ganhou novas peças e telas; e Cardápios e Banquetes na Primeira República, que passou por uma remodelação. “Então o visitante vai poder conhecer o Museu Republicano no seu centenário, em 2023, na sua configuração atual”, destaca.

Tour virtual mostra local onde se reuniram representantes de clubes republicanos – Foto: Divulgação/MRI

.
Em Circulações da Convenção de Itu, o visitante pode ver imagens e objetos contemporâneos que fazem menção à reunião ocorrida em 1873 no sobrado que atualmente abriga o museu, onde foram discutidas ideias republicanas. Foi nesse local que representantes de clubes republicanos de várias cidades de São Paulo, e até do Rio de Janeiro, com políticos, cafeicultores e advogados, se reuniram em 1873 para discutir o contexto político do País. Eles iniciaram uma campanha que forneceu as bases para a fundação que deram origem ao Partido Republicano Paulista (PRP), numa trajetória que terminaria em 15 de novembro de 1889 com a Proclamação da República e o fim da monarquia. O museu foi criado em 1923, exatamente 50 anos depois da reunião que ficou marcada como Convenção Republicana de Itu e, por isso, o museu recebe esse nome.

Outra mostra recente, Miguelzinho Bordado, traz obras e releituras dos trabalhos do aquarelista Miguel Arcanjo Benício da Assunção Dutra (1812-1875) pertencentes ao acervo do museu. Já a exposição sobre viagens fluviais apresenta aspectos das expedições que se realizaram entre Porto Feliz (São Paulo) e Cuiabá (Mato Grosso) pelos rios nos séculos 18 e 19. Nela está exposto um beque de proa de canoão, fabricado em peroba, e doado à instituição por João Baptista Portella em 1923; e nas paredes das salas estão pinturas encomendadas por Taunay, tendo como matriz os desenhos realizados por Hercule Florence durante a Expedição Langsdorff, que percorreu os rios da região e do interior do Brasil até a Amazônia entre 1825 e 1829. E, por fim, Cardápios e Banquetes na Primeira República traz, por exemplo, uma coleção de cardápios do ex-presidente Washington Luiz, além de peças de louça, conjuntos de chá e café e serviços de jantar importados e nacionais.

Mostra Miguelzinho Bordado – Foto: Divulgação/MRI
Exposição Viagens Fluviais– Foto: Divulgação/MRI

.
Centenário e acervo

O Museu Republicano comemora este ano o seu centenário. Foi inaugurado em 1923, nas comemorações do cinquentenário da Convenção de Itu, como sede em Itu do Museu Paulista, que passou a pertencer à USP em 1963. O seu nome se deve ao evento que marcou o início da movimentação da elite brasileira, principalmente paulista, a favor do regime republicano no País.

O acervo de objetos do Museu Republicano de Itu é composto de cerca de 950 peças de variada tipologia (numismática, mobiliário, porcelana, instrumentos de trabalho, telas a óleo, aquarelas, medalhas e condecorações), em grande parte datadas entre a segunda metade do século 19 e a primeira metade do século 20. “No plano histórico, o museu tem seu acervo dedicado à Primeira República, que vai desde a proclamação até 1930. Foi constituído em parte por meio da doação de personagens e familiares, ligados ao movimento republicano. O acervo é diversificado e conta com coleção e fotografias, textos e mobiliários”, explica Amâncio Jorge de Oliveira, vice-diretor do Museu Paulista.

+ Mais

Museu da USP em Itu celebra Semana da República com atividades para o público

Além do movimento republicano e da primeira fase da República brasileira, trata também da história de Itu e região, com ênfase no século 19, evidenciando artistas ituanos desse período. “Há telas de José Ferraz de Almeida Júnior e aquarelas de Miguelzinho Dutra, os painéis de azulejos confeccionados pelo ceramista Antonio Luis Gagni, peças de mobiliário do século 19 e início do século 20 que pertenceram aos ex-presidentes Prudente de Morais, Washington Luis, Campos Salles, e a outras famílias da região”, destaca a professora Maria Aparecida. O tour, como ela reitera, é uma oportunidade de conhecer o museu e um importante período da história do Brasil.

O Museu Republicano fica na Rua Barão de Itaim, 67, no Centro Histórico da Estância Turística de Itu, em São Paulo. Mais informações no site do museu e no Facebook.

Para acessar o tour virtual do Museu Republicano de Itu clique aqui.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.