Tour virtual pelo Parque Estadual do Jaraguá mostra geologia e curiosidades do local

Passeio virtual e gratuito organizado por grupo do Instituto de Geociências da USP tem imagens panorâmicas, informações sobre as estruturas rochosas e formação dos relevos

07/10/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 15/10/2021 as 12:10
Foto: Reprodução/Tour virtual GeoHereditas

.
Criado em 1961, o Parque Estadual do Jaraguá é uma das mais importantes unidades de conservação do Estado de São Paulo. Além de englobar o ponto mais alto do município de São Paulo, o
Pico do Jaraguá, a área abriga um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica de todo o Estado. Você sabia que é possível visitar a região sem sair de casa?

Recentemente, o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturístico (GeoHereditas), grupo do Instituto de Geociências (IGc) da USP, criou um geotour pelo parque. A ferramenta possibilita um passeio virtual pela área, apresentando a história da formação geológica do local por meio de cartões ilustrativos, curiosidades e imagens inéditas.

O passeio virtual faz parte de um curso sobre práticas socioeducativas para a geoconservação — ou seja, a preservação do nosso patrimônio geológico, e está dividido em duas abordagens diferentes que se complementam:

Tour virtual

O tour virtual traz imagens panorâmicas 360º a partir do Pico do Jaraguá. O usuário pode escolher o lado que quer explorar. A partir daí, é possível encontrar informações sobre as estruturas rochosas, formação dos relevos e outras curiosidades. Também estão disponíveis imagens históricas e modelos 3D do pico.

Geotour

Nos moldes de uma saída de campo, o geotour promove um passeio virtual pelo Parque Estadual do Jaraguá. Os conhecimentos geocientíficos são trabalhados em relação aos elementos físicos do parque, combinando elementos textuais com mapas e outros conteúdos multimídia. É possível conhecer mais sobre o relevo da cidade de São Paulo, assim como outros processos geomorfológicos.

Entre várias informações, o geotour explica que a região abriga a Terra Indígena Jaraguá, habitada pelas etnias Guarani, Guarani Mbya e Guarani Ñandeva da qual fazem parte 900 pessoas divididas em seis aldeias.

Foto: Reprodução/Geotour GeoHereditas

.

Buscando contribuir para a democratização das informações e a inclusão da geociência em atividades educativas e turísticas que promovam a sustentabilidade, o GeoHereditas promove atividades de pesquisa, debate e extensão nas áreas de patrimônio geológico, geoturismo, geoconservação e educação ambiental.

O núcleo recebe apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP e desenvolve vários materiais interativos. Além do geotour no Parque Estadual do Jaraguá, outros passeios virtuais e recursos educativos também estão disponíveis no site do grupo.

Mais informações sobre o GeoHereditas podem ser obtidas no Instagram (@geohereditas), Facebook (GeoHereditas), ou no site: https://geohereditas.igc.usp.br

Faça o tour virtual clicando aqui e o geotour neste link.