USP Ribeirão Preto tem dicas culturais para a quarentena

A lista de sugestões preparada pela Seção de Atividades Culturais da Prefeitura do Campus da USP em Ribeirão Preto (PUSP-RP) traz música, teatro, exposições, acervos e pesquisas de combate à covid-19

15/05/2020 - Publicado há 4 anos

A pandemia do novo coronavírus atingiu o planejamento de várias entidades e coletivos culturais, mas alguns trabalhos artísticos podem ser visitados nas redes sociais. A Seção de Atividades Culturais da Prefeitura do Campus USP em Ribeirão Preto, por exemplo, preparou uma lista desses trabalhos com inúmeras possibilidades artísticas. Tem música, teatro, e exposições, acervos podem ser visitados on-line e também podem ser encontradas pesquisas sobre o coronavírus na USP e de combate às fake news.

Segundo a chefe da Seção de Atividades Culturais, Camila Michelutti, “algumas ações são meramente informativas, um passeio virtual dentro de um museu, ou detalhes e discussões sobre grandes obras do acervo e vídeos de apresentações variadas, já outras solicitam que o artista ou interessado publique ou envie alguma manifestação, possibilitando essa troca de experiências”.

A primeira dica são os livros do Poeta de Gaveta, concurso promovido pelo setor, que já conta com 25 volumes publicados disponíveis para leitura na íntegra. Os três volumes do curso de difusão Ribeirão Preto: A Cidade como Fonte de Pesquisa também podem ser visitados, juntamente com a exposição de Tony Miyasaka e vídeos de apresentações do Grupo de Teatro Dos Funcionários da USP (GTFUSP).

Camila afirma que “assim como não devemos ficar sedentários em relação ao esporte e nos mantermos ativos, a mente também deve se ocupar. Isso vale tanto para as pessoas que “consomem” cultura como para aqueles que a fazem”.

A seção segue dando orientações e dicas, uma delas é da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, que reúne em sua página uma série de conteúdos produzidos pelos centros de cultura da USP, programas USP Comunidade, Museus e Unidades. São vídeos, textos, links e produções que serão atualizadas rotineiramente.

Além da Pró-Reitoria, a Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto também está na lista de sugestões, em sua página do Facebook o órgão reúne dicas e atrações culturais. Já a Casa da Memória Italiana disponibiliza no seu site um tour virtual ao casarão localizado no centro de Ribeirão Preto. E para quem gosta de exposições fotográficas a dica é a fanpage do Instituto Figueiredo Ferraz que disponibiliza exposições on-line.

E tem ainda em Brodowski o museu Casa de Portinari que além das publicações em sua fanpage também disponibiliza um tour virtual. Para finalizar tem o #culturaemcasa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e das Organizações Sociais de cultura que fazem a gestão de espaços culturais, corpos artísticos, programas e eventos, que disponibilizam conteúdos completos on-line como shows de música, concertos, visitas virtuais a museus, palestras, bate-papos, livros, espetáculos, entre outros.