De estrelas a nebulosas, público pode ver o céu de primavera no observatório da USP em Valinhos

Aberto a escolas e ao público em geral e inteiramente gratuito, evento “Noite com as Estrelas” ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de setembro; inscrições estão abertas

12/09/2023 - Publicado há 8 meses
Evento de observação do céu ensina sobre astronomia – Foto: Divulgação / Instagram observatoriousp

.
No mês de primavera, nos dias 22, 23 e 24 de setembro, sexta, sábado e domingo de Lua crescente, ocorrerá mais uma edição do evento Noite com as Estrelas, no Observatório Abrahão de Moraes do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. O evento é aberto a escolas e ao público em geral, e as observações ocorrem em três horários, às 18h30, 20h e 21h30, e em grupos de no máximo 30 pessoas. O agendamento é gratuito e deve ser feito através da plataforma do Sympla.

Na observação do céu noturno, os visitantes terão à disposição dois telescópios Meade de 12 polegadas, Prometeu e Asterix, com os quais poderão ver a Lua, suas crateras e montanhas, os planetas que estiverem visíveis no momento (como Vênus, Marte, Júpiter e Saturno), aglomerados estelares, nebulosas, estrelas múltiplas, ao mesmo tempo em que recebem uma aula ao ar livre de reconhecimento do céu e de astronomia. Em caso de mau tempo (nublado ou com chuva), o evento não será cancelado, sendo substituído por uma outra atividade.

Através de telescópios, grupos de visitantes poderão observar a Lua, suas crateras e montanhas, além de alguns planetas – Foto: Reprodução/Youtube

.
O Observatório Abrahão de Moraes fica na Rua do Observatório, na Fazenda Santana, em Valinhos, São Paulo. Mais informações sobre o Noite com as Estrelas no Facebook

Para participar do evento inscreva-se gratuitamente neste link.