Com novas luas descobertas, Saturno totaliza 82 e ultrapassa Júpiter

Usando os grandes telescópios do mundo, cientistas fazem um inventário das pequenas luas que orbitam planetas gigantes

Uma equipe de astrônomos liderada por Scott Sheppard, do Observatório Carnegie, anunciou a descoberta de mais 20 luas orbitando Saturno, que agora tem 82, ultrapassando Júpiter, com 79.

As luas foram descobertas com o telescópio Subaru, que fica em Maunakea, no Havaí. Cada nova lua tem cerca de 5 km de diâmetro, e 17 delas orbitam o planeta em sentido contrário à rotação do planeta.

Nesta edição de Entender Estrelas, o professor João Steiner explica como são determinadas essas órbitas e por que alguns planetas têm mais luas que outros.

Ouça detalhes clicando no player acima.

Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

• 217