Com novas luas descobertas, Saturno totaliza 82 e ultrapassa Júpiter

Usando os grandes telescópios do mundo, cientistas fazem um inventário das pequenas luas que orbitam planetas gigantes

18/10/2019 - Publicado há 4 anos

Uma equipe de astrônomos liderada por Scott Sheppard, do Observatório Carnegie, anunciou a descoberta de mais 20 luas orbitando Saturno, que agora tem 82, ultrapassando Júpiter, com 79.

As luas foram descobertas com o telescópio Subaru, que fica em Maunakea, no Havaí. Cada nova lua tem cerca de 5 km de diâmetro, e 17 delas orbitam o planeta em sentido contrário à rotação do planeta.

Nesta edição de Entender Estrelas, o professor João Steiner explica como são determinadas essas órbitas e por que alguns planetas têm mais luas que outros.

Ouça detalhes clicando no player acima.

Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, no Youtube, com produção dda Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.