Com novas luas descobertas, Saturno totaliza 82 e ultrapassa Júpiter

Usando os grandes telescópios do mundo, cientistas fazem um inventário das pequenas luas que orbitam planetas gigantes

 18/10/2019 - Publicado há 2 anos

Uma equipe de astrônomos liderada por Scott Sheppard, do Observatório Carnegie, anunciou a descoberta de mais 20 luas orbitando Saturno, que agora tem 82, ultrapassando Júpiter, com 79. 

As luas foram descobertas com o telescópio Subaru, que fica em Maunakea, no Havaí. Cada nova lua tem cerca de 5 km de diâmetro, e 17 delas orbitam o planeta em sentido contrário à rotação do planeta.

Nesta edição de Entender Estrelas, o professor João Steiner explica como são determinadas essas órbitas e por que alguns planetas têm mais luas que outros.

Ouça detalhes clicando no player acima.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.