Curso de extensão da USP a distância aborda uso racional de medicamentos

Voltado para profissionais da saúde, curso abordará 13 temas relacionados ao uso de medicamentos, com carga horária estimada de 52 horas. As inscrições estão abertas até o dia 10 de março

29/01/2021 - Publicado há 3 anos
Foto: pexel via Pixabay / CC0

.

Entre os dias 22 de março e 21 de junho, o Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP irá promover o curso de extensão a distância Farmacologia Clínica: Uso Racional de Medicamentos. Voltado para profissionais da área da saúde que lidam com a prescrição e dispensação de medicamentos, como médicos, dentistas, farmacêuticos e enfermeiros, o curso terá carga horária de 52 horas. As inscrições podem ser feitas de 1 de fevereiro a 10 de março, preenchendo um formulário disponível neste link. O valor é de R$ 180,00, pagos na inscrição.

O objetivo principal do curso é promover a individualização na prescrição de medicamentos, levando em consideração as características do paciente para otimizar o seu tratamento, o que gera redução de custos com saúde, internações, tempo de permanência hospitalar, além de poder evitar procedimentos clínicos e cirúrgicos dispendiosos.

Os participantes terão informações para fazer uma prescrição correta, sabendo indicar doses adequadas, pelo tempo necessário, usando como base análises do histórico farmacoterapêutico, da situação geral e das necessidades individuais do paciente. Este ano, o curso terá uma abordagem clínica mais aplicada com novos exercícios, aulas teóricas em vídeo e salas de bate-papo.

O curso será ministrado por Moacyr Luiz Aizenstein, professor graduado em Farmácia e Bioquímica, com doutorado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo. Ele é autor do livro Fundamentos para o Uso Racional de Medicamentos e Introdução a Psicofarmacologia Clínica.

As aulas serão divididas em 13 semanas e os temas são: Introdução à Farmacologia Clínica, Farmacoepidemiologia, Farmacovigilância, Farmacogenômica, Farmacoeconomia, Farmacocinética Clínica, Interações Medicamentosas, Farmacologia Clínica na Gestação e Lactação, Farmacologia Clínica na Pediatria, Farmacologia Clínica na Geriatria, Farmacologia Clínica na Obesidade, Farmacologia Clínica na Insuficiência Renal e Farmacologia Clínica na Insuficiência Hepática.

Curso Farmacologia Clínica: Uso Racional de Medicamentos
Inscrições: de 1 de fevereiro a 10 de março de 2021 neste link